Correio do Zaca

Compartilhar Imprimir

31/05/2019 | 18:08

EXEMPLO DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ PODE MUDAR PARA MELHOR O SISTEMA PENITENCIÁRIO NO ESTADO DO AMAZONAS

Compartilhar:

Em um momento em que o Governo do Estado adota medidas convincentes e busca novos caminhos para reestruturar o sistema penitenciário no Amazonas, vale a pena destacar o grande exemplo dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará, onde um especialista em segurança pública, Marcus Vinícius Almeida, realizou mudanças que chamaram a atenção do País e colocaram na defensiva o tráfico de drogas.


@@@


Nos dois Estados, Mauro Albuquerque acabou com regalias de detentos e reorganizou os presídios; usou com eficiência os serviços de inteligência, promoveu ações firmes com o Poder Judiciário e chegou a transferir mais de quatro mil detentos. Sob seu comando, as vistorias nas celas eram implacáveis e resultaram na apreensão de mais de 3,2 mil aparelhos celulares.


@@@


O especialista diz que, com o sistema prisional organizado e em poder do governo, os presos não tiveram como comercializar armas e drogas, ao contrário do que ocorria anteriormente naqueles Estados. A vigilância severa brecou o comércio de câmeras e a farra de centrais de extorsão via telefone nas cadeias.


@@@


As famosas visitas íntimas nos presídios só eram autorizadas por Mauro quando o detento fazia por merecer. E, a propósito disso, ele ressalta que o Brasil é o único país do mundo onde visitas íntimas ainda são permitidas a presos.


JOANA DARC LÍDER


De vice-líder a deputada Joana Darc (PR) passou à condição de líder do Governo Wilson Lima na Assembleia Legislativa.


@@@


O anúncio foi feito ontem pelo governador depois de dois meses de expectativa.


MAIS MÉDICO ESTADUAL


Em audiência pública ontem, na Aleam, a deputada Mayara Pinheiro (PP) voltou a bater na tecla da necessidade de um programa Mais Médico em nível estadual para suprir as demandas da saúde no interior.


@@@


Da mesma forma, ela defendeu a disponibilização de substanciais recursos do FTI para a Atenção Básica, atualmente um grande gargalo a tirar o sono da Susam.


REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE


Na audiência pública, que contou com a presença do titular da Susam, Rodrigo Tobias, Mayara chamou a atenção para importante audiência marcada para 17 de junho, quando será debatida a questão da regionalização da saúde envolvendo o interior.


@@@


“Esse evento será muito relevante porque não adianta se falar em regionalização sem acontecer nada. A regionalização vai ajudar sobremaneira o interior que precisa de leitos de UTI nos municípios polos e de tomógrafos, sem contar o problema das cirurgias, também um gargalo imenso”, diz a deputada.


SEM VIATURAS


O deputado Péricles Nascimento (PSL) quer que o delegado geral Lázaro Ramos se explique sobre a retirada de viaturas das delegacias do interior do Estado.


@@@


“Sem as viaturas, os delegados terão que realizar seus trabalhos a pé”, protestou o parlamentar que viveu o constrangimento na própria pele quando era delegado de polícia em Autazes.


PREFEITO ENCRENCADO


Com o apoio da assessoria jurídica da deputada Alessandra Campêlo (MDB), os vereadores Lindomar Silva, Erlândio Torquato e Ezequiel Maia ingressarão judicialmente contra o prefeito de Envira Ivon Rates.


@@@


Eles acusam Ivon de desviar recursos da ordem de R$ 6 milhões referentes a obras do sistema viário que nunca aconteceram apesar das prestações de contas do prefeito encaminhadas ao TCE-AM.


LIXO HOSPITALAR


De acordo com os vereadores envirenses, Ivon Rates praticamente abandonou o município à própria sorte.


@@@


Uma rua da cidade foi simplesmente transformada em lixão a céu aberto. “Lá, diz o vereador Lindomar, o lixo hospitalar é jogado, um verdadeiro crime”.

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.