Correio do Zaca

Compartilhar Imprimir

24/05/2019 | 16:40

PEC PAULISTA QUE AMEAÇA DE MORTE A ZFM NA REFORMA TRIBUTÁRIA AGRADA SUL, SUDESTE E NORDESTE. E DEIXA O AMAZONAS COM AS BARBAS DE MOLHO

Compartilhar:

Alguns dirão não ter sido nada a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue três tributos federais – IPI, PIS e Cofins -, além do CMS, estadual, e o ISS, municipal.


@@@


A princípio, tudo parece que se resolverá a contento quando a matéria for à votação em plenário, inclusive considerando a antipatia que neste momento os congressistas nutrem pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas, o problema é que a extinção desses impostos, vitais para a sobrevivência do modelo ZFM, agrada os Estados do Sul, Sudeste e Nordeste, donos de robustas bancadas na Câmara.


@@@


Por isso, todo cuidado será pouco no trato com a tramitação dessa PEC, de autoria exatamente do deputado Baleia Rossi, não por acaso do MDB de São Paulo, apoiado por um deputado nordestino, João Roma, do PRB da Paraíba. Então, a bancada federal do Amazonas deve colocar suas barbas de molho, antes de o Estado ter que bater de novo as portas do Supremo Tribunal Federal.


QUEM AVISA...


Possui mais do que sentido o adágio popular segundo o qual “quem avisa amigo é”. É o que fez o CORREIO DO ZACA há meses alertando sobre o rosário de maldades do Governo Federal, direta ou indiretamente, contra o modelo ZFM.


@@@


A coluna chegou até a sugerir o título de “persona non grata” ao ministro Paulo Guedes, inimigo confesso dos incentivos fiscais que sustentam o Parque Industrial de Manaus.


@@@


Parodiando o imortal profeta Raul Seixas, não para ninguém ficar “sentado na poltrona de um apartamento, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”.


AGORA, AS AULAS


A Assembleia Legislativa, com a força da liderança do deputado-presidente Josué Neto (PSD), fez a sua parte ao aprovar ontem, o reajuste salarial de 4,73% para os professores da rede pública estadual.


@@@


Todos venceram com o Termo de Compromisso firmado graças a mediação da Aleam: o Estado retira sua ação judicial contra os professores, que não sofrerão nada. Até as faltas deles referentes aos dias de paralisação serão perdoadas.


@@@


Agora, cabe aos dois sindicatos – Sinteam e Asprom Sindical – encerrarem o movimento grevista e levar os professores de volta às salas de aula.


CRÉDITO DE R$ 400 MILHÕES


Com 20 votos a favor, a Aleam autorizou o Governo do Estado a realizar empréstimo junto ao Banco do Brasil da ordem de R$ 400 milhões.


@@@


Relatora da matéria, a deputada Alessandra Campêlo (MDB) disse que os recursos serão investidos na retomada de obras que foram paralisadas pelo ex-governador Amazonino Mendes e ajudarão a concluir a duplicação da Estrada AM-070.


@@@


Segundo a parlamentar, as obras vão gerar 7 mil empregos, diretos e indiretos, no interior do Estado.


LOPES EM SÃO GABRIEL


Há vinte anos mantendo base política em São Gabriel da Cachoeira, o ex-deputado estadual Vicente Lopes deverá arriscar candidatura à Prefeitura local nas eleições do próximo ano.


@@@


Seu irmão, Raimundo Lopes, é dono de quatro mandatos de vereador no município.


PETISTAS ASSANHADOS


Em defesa da Caravana Lula Livre, a visita de Fernando Haddad a Manaus deixou os petistas assanhados para a disputa municipal do próximo ano.


@@@


O mais empolgado é o deputado federal José Ricardo, candidatíssimo à sucessão do prefeito Arthur Neto (PSDB). Seus assessores dizem que a visita de Haddad embalou o Zé da Kombi.


ROTTA NO DEM


Tudo indica que o DEM, do ex-deputado federal Pauderney Avelino, será a nova casa do vice-prefeito de Manaus Marcos Rotta.


@@@


Falta pouco para o acerto final ser consolidado. Rotta pode ser o nome dos democratas para a batalha de votos de 2020.

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.