Correio do Zaca

Compartilhar Imprimir

08/11/2018 | 23:40

POLO DE COMPONENTES DA ZONA FRANCA DE MANAUS ENTRE A VIDA E A MORTE NESTA QUINTA-FEIRA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Compartilhar:

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga, a partir das 14 horas desta quinta-feira (8), o Recurso Extraordinário 592.891, da empresa Nokia, que poderá determinar o futuro do polo de componentes da Zona Franca de Manaus.


@@@


Em Brasília, os deputados amazonenses Átila Lins (PP), Pauderney Avelino (DEM) e Serafim Corrêa (PSB) acompanharão o julgamento. O nó da questão é a isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos fabricados em Manaus quando eles são comercializados para fora do Amazonas.


@@@


Em 1999, o STF reconheceu a isenção, mas em 2010 mudou de posição. A relatora da matéria, ministra Rosa Weber, é a favor da isenção. Se o Amazonas perder a briga, empresas gigantes como a Honda poderão fechar as portas. Conforme especialistas, o polo de concentrados da ZFM também será duramente afetado e a tragédia do desemprego aumentará no PIM.


ABSURDOS NO TCE


Embora a favor da recomposição salarial dos servidores do Tribunal de Contas do Estado, aprovada ontem pela Assembleia Legislativa, o deputado Sidney Leite (PSD) denunciou o artigo 4 do projeto da Corte que estabelece a elevação salarial acima de R$ 4 mil para mais de 150 servidores.


@@@


Outro deputado, José Ricardo (PT), também votou pela recomposição, mas criticou a farra salarial de 22 diretores do tribunal.


TICKET DE 1.500


A disputa eleitoral na Assembleia Legislativa se acirra a cada dia. Nos gabinetes, todos os dias os presidenciáveis de plantão assediam os novos parlamentares eleitos em 7 de outubro.


@@@


Na corrida em busca do tetra campeonato na Presidência da Aleam, o deputado Belarmino Lins (PP) disse ontem que, se vencer a batalha, elevará para R$ 1.500 o Ticket Alimentação dos servidores efetivos e comissionados da Aleam.



XÔ, MARIONETES


Ainda no embalo da efervescência da eleições de 2018, o deputado Sinésio Campos (PT) mandou um aviso aos postulantes ao comando da Aleam: votará em quem se comprometer com a independência do poder em relação ao Governo do Estado.


@@@


“Eu quero que o próximo presidente seja presidente do Parlamento e não marionete do Poder Executivo”, desabafou Sinésio.


CMM SE AGITA


Na Câmara Municipal de Manaus a temperatura do processo sucessório já é alta e tudo indica que a data da eleição será mesmo 3 de dezembro.


@@@


Tudo se encaminha para um confronto entre o novo secretário de Articulação Política do prefeito Arthur Neto, Luiz Alberto Carijó, e o atual mandachuva da Casa, Wilker Barreto (PHS), decidido a influenciar o processo.


EMENDAS IMPOSITIVAS


O Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) julgará na terça-feira (13), o mandado de segurança da Aleam que exige a execução das emendas impositivas do Poder Legislativo pelo governador Amazonino Mendes.


@@@


Vários deputados acusam o governador de afrontar as regras constitucionais ao se recusar a cumprir a execução de emendas que destinam milhões de reais a áreas importantes como a saúde e a educação. O relator do mandado é o desembargador João Simões, presidente do TRE-AM.


CANETADA FATAL


Com a caneta afiada, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM), relator da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, detonou a criação de áreas de livre comércio em Rosário (Maranhão), Marzagão (Amapá) e em Cruzeiro do Sul (Acre).


@@@


Entretanto, falta o plenário da Câmara se manifestar a favor ou contra o relatório. 

publicidade

Copyright © 2013 - 2018. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.