Correio do Zaca

Compartilhar Imprimir

23/05/2019 | 16:05

TUDO CERTO PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVAR REAJUSTE SALARIAL AOS PROFESSORES. GREVE ACABA NESTA QUINTA-FEIRA

Compartilhar:

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) votará, nesta quinta-feira (23), o Projeto de Lei 293/2019, que reajusta salários em 4,73% e concede uma série de vantagens aos professores da rede estadual de ensino. De acordo com o deputado-presidente do Poder, Josué Neto (PSD), o Poder Legislativo cumpriu o seu papel ao garantir conquistas importantes aos educadores.


@@@

 

De acordo com nota do Asprom Sindical, das rodadas de negociações realizadas pela Aleam resultou um Termo de Compromisso de campanha salarial referente à Data-Base de 2019. O Termo é fruto da habilidade política de Josué, que saiu-se bem nos esforços para encerrar o movimento grevista que durou pouco mais de um mês e comprometeu o ano escolar em todo o Estado.

 

@@@


Pelo Termo, o Governo terá que repor, de forma urgente e retroativa a março, os 4,7% propostos oficialmente. A seguir, uma Comissão Especial organizará a reposição escalonada de perdas salariais dos trabalhadores em educação envolvendo o período de março de 2018 a janeiro de 2019. Tudo será contemplado na Data-base de 2020.


SINTEAM NA MUTUCA


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) ficará de mutuca até o fim da votação de hoje na Assembleia Legislativa.


@@@


De acordo com o andar da carruagem, os líderes sindicalistas poderão anunciar o fim da greve dos professores no sábado.


@@@


Contudo, fontes do sindicato informaram à coluna que tanto o Sinteam quanto o Asprom Sindical vão anunciar o final do movimento logo após o fim da sessão plenária da Aleam.


ADMINISTRATIVOS RECLAMAM


Segundo o deputado Serafim Corrêa (PSB), 7.320 servidores administrativos da Seduc se recusam a pagar o pato com o fim da greve dos professores.


@@@


Eles não querem nem ouvir falar na criação de um calendário especial único de reposição de aulas em consequência da greve.


@@@


Os administrativos são trabalhadores que não aderiram à greve e mantiveram funcionando várias unidades escolares durante o movimento de paralisação.


MINISTRO EM MANAUS

 

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre da Costa, com status de ministro, participará, na sexta-feira (24), das festividades alusivas ao ano da indústria em Manaus.

 

@@@


Carlos será a principal estrela do evento ao lado do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes. O palco das homenagens será o Sesi, Clube do Trabalhador, no bairro São José, Zona Leste da capital.


ALMINO AFONSO


Justa homenagem será prestada pela Câmara Municipal de Manaus a um dos maiores parlamentares da história política brasileira em todos os tempos: o amazonense Almino Álvares Afonso, ex-ministro do Trabalho do Governo João Goulart no período pré-64.


@@@


Almino será distinguido com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus conforme propositura do presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB).


@@@


Almino nasceu em Humaitá, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e iniciou carreira política no Amazonas em 1958, quando foi eleito deputado federal.


CMM INTERMEDIA


O presidente da Comissão de Saúde da CMM, , vereador Marcelo Serafim (PSDB) e o vice-presidente da Casa, vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS), se esforçam para reverter a demissão de 230 servidores temporários da Susam.


@@@


Eles vão se encontrar com o governador Wilson Lima para tentar evitar as exonerações que poderão se consumar em 1º de junho.


‘OVINHA’ NA EUROPA



O deputado Carlinhos Bessa (PV) apelou ao Governo do Estado por mais investimentos no setor primário de Tefé a fim de impulsionar os negócios da exportação da farinha tipo ‘ovinha’, produzida em Tefé, para várias regiões do país e para os mercados da Europa e Ásia.



@@@



Para os negócios evoluírem, são necessários investimentos na melhoria de estradas e ramais usados para o escoamento da farinha e para ajudar os produtores que acumulam prejuízos da ordem de R$ 5 mil diariamente. 

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.