28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
24/04/2014

Ameerah Al-Taweel, de princesa saudita a CEO do showbiz

Foto: Getty Images/ Reprodução

A jovem de 26 anos casou com um príncipe, quebrou tabus, se divorciou e hoje luta pelo direito de igualdade de trabalho para mulheres

A história de Ameerah Al-Taweel começa como um roteiro da Disney: criada por sua mãe divorciada e seus avós em Riyadh, Arábia Saudita, ela teve a oportunidade da sua vida aos 18 anos, quando conseguiu uma entrevista com o príncipe Alwaleed Bin Talal (forte investidor do Citibank, da Apple, da HP, da Disney e da rede de hotéis Four Seasons) para um jornal da escola. O encontro de 10 minutos se transformou em duas horas. "Nós apenas nos apaixonamos", diz ela. Ele ficou igualmente encantado e nove meses depois eles se casaram. Na maioria dos contos de fadas, Ameerah seria uma princesa feliz para sempre, casada com uma das 30 pessoas mais ricas do mundo. Mas, para ela, era apenas o começo: "Eu não quero ser a garota que não está fazendo nada para mudar o mundo", diz ela. "Eu queria causar um impacto”. E conseguiu, mas não foi fácil!

 


Ameerah clicada no escritório de sua agência de publicidade, em Bel Air, Califórnia


"Este é um país onde a maioria dos empregadores exige que as mulheres tenham permissão de seus maridos para trabalhar e onde o testemunho de um homem é igual ao de duas mulheres", diz Betty Bernstein-Zabza, conselheira sênior da política no escritório do secretário de Assuntos Globais da Mulher nos EUA. "Aparições públicas não são algo que muitas mulheres fazem." Ainda assim, Ameerah entrou para a ribalta e criou a instituição de caridade do príncipe Alwaleed, as Fundações Alwaleed bin Talal, e tornou-se defensora para direitos civis das mulheres, incluindo o direito de dirigir, heranças de famílias com partes iguais, e manter a guarda dos filhos após o divórcio. Um dos casos ilustres que aconteceu em seu país foi quando uma mulher foi condenada a dez chibatadas por ser pega dirigindo um automóvel. Ameerah mexeu seus pauzinhos e anulou o castigo, sob a alegação de que ela própria adora dirigir e “queria ver se também seria chicoteada”. Para completar, ela deu uma série de entrevistas apoiando a campanha para que as mulheres possam dirigir automóveis na Arábia Saudita.



A saudita e seu ex-marido, o príncipe Alwaleed

Bin Talal, uma das 30 pessoas mais ricas do mundo

 

Sendo a vida real, porém, e não um conto de fadas, ela e o príncipe se divorciaram em 2013. Foi uma separação amigável (ela ainda chama seu ex seu "melhor amigo" e "mentor") e Ameerah nem pensa em voltar para o anonimato. Ao contrário: ela agora é levada para o palco global, trabalhando com todos, desde o ex-presidente Bill Clinton a rainha Rania da Jordânia e a família real britânica, para o avanço dos direitos das mulheres no Oriente Médio.

 


Ícone fashion: Ameerah já se vestia como uma fashionista

ocidental desde a época em que era casada com o príncipe

 

"A advocacia da Ameerah em nome das mulheres sauditas tem proporcionado uma enorme contribuição para a forma como pensamos sobre os direitos de meninas e mulheres em todo o mundo", diz Chelsea Clinton, vice-presidente da Fundação Clinton. Por outro lado, ela consegue ser ainda mais pop e interativa quando pede a seus quase um milhão de seguidores no Twitter e Instagram para ficarem envolvidos, mais recentemente, com a doação de suprimentos vitais para os refugiados sírios.

 

 

É bela, milionária, moderna, saudita e não usa véu como as suas

compatriotas, e está decidida a mudar a vida das mulheres no seu país

 

Ameerah, por sua vez, está cada dia mais satisfeita. "As mulheres sauditas estão fazendo coisas incríveis, e nós estamos fazendo progresso o tempo todo", diz ela. "Eu quero ser aquela que as mulheres olhem e digam para suas filhas: ‘Ela conseguiu um divórcio e veja o que está fazendo agora? É uma mulher independente. Está fazendo algo de bom para seu país. Ela é um modelo a seguir”. Atualmente, é CEO da Time Entertainment, agência de talentos localizada na Califórnia, que tem por objetivo colocar atrizes mais sauditas em funções poderosas na televisão e no cinema.Um conselho de vida direto da ex-princesa? “Atire-se para o caminho que você teme seguir e seja independente. Faça do seu jeito. Você vai adorar o resultado”.


Fonte: Glamour Brasil
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.