16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
28/12/2014

“O Amazonas vai explorar, sim, seus recursos minerais”, garante José Melo

Foto: Reprodução / Internet

Governador José Melo

Em várias entrevistas concedidas a órgãos de imprensa durante os últimos dias, o governador José Melo (Pros) discorreu sobre os desafios que enfrentará a partir de janeiro de 2015. O PORTAL DO ZACARIAS mostra um resumo dos assuntos prioritários tratados por Melo.

 
Por J Taketomi, editor de Política do PORTAL DO ZACARIAS


REFORMA ADMINISTRATIVA – “Procuramos fazer isso com o cuidado de aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo governo do Estado. Só não posso adiantar nomes porque acabamos de sair de uma grande maratona. Saímos da eleição e tivemos que fechar a prestação de contas de campanha. A seguir, tivemos que trabalhar no fechamento das contas do governo. Só agora é que eu pude tocar a questão da reforma administrativa. Se eu adiantasse nomes, causaria tumulto dentro do governo.. O que eu posso dizer é que isso vai atingir vinte por cento da estrutura do governo e que as pessoas, que possuem status de secretário, poderão ir para a estrutura de outras secretarias ou subsecretarias, pois quero aproveitar o máximo dessa mão-de-obra. Como a Assembleia Legislativa, que terá que aprovar a reforma, só retorna em fevereiro, eu terei todo o mês de janeiro para preparar o Estado para esse novo momento”.


TRANSFORMAÇÃO DA SECRETARIA DE MINERAÇÃO EM DEPARTAMENTO
– “Uma das variantes que o nosso governo vai incentivar será a mineração. Não pode é o Amazonas, hoje um dos estados mais ricos do Brasil, ficar sem explorar seus recursos minerais. E nós vamos fazer isso, vamos explorar, sim. Na verdade, a Secretaria de Mineração hoje estabelece as políticas e isso pode ser feito ancorado em outra secretaria. Eu posso até adiantar a transformação da Seplan em Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Muitas das atividades esparsas do Estado virão para dentro dessa Secretaria Mãe, que vai planejar todas as políticas do Estado, olhando o presente e o futuro. A política mineral virá para dentro da Seplan.A ideia aconteceu e nos a estamos estudando”.

 

DISTRITO INDUSTRIAL DE PARINTINS ABANDONADO – “O Distrito Industral de Parintins, voltado para a movelaria, não funcionou porque colocaram a carroça na frente dos bois. Parintins tem o Distrito, mas não tem madeira manejada. Estamos trabalhando o IPAAM e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável para darem celeridade a liberação do licenciamento ambiental a fim de impulsionar o manejo florestal. Nós temos também a nossa ADS operando para ajudar a financiar atividades como a movelaria de Parintins para produzir móveis através da madeira manejada. Nós temos mercado para essa atividade no Amazonas e no Sul do País. Vamos fazer o mesmo em relação aos distritos de Itacoatiara, Lábrea e Carauari, desenvolvendo e a movelaria com manejo. Mas, nós vamos também asfaltar as ruas que dão aceso ao Distrito Industrial de Parintins para ajudar os produtores que trabalham na área”.

 

“Vamos aumentar o contingente da Polícia Militar em cinco mil homens nos próximos

quatro anos, e estamos vendo a parte legal para utilizarmos o quadro reserva do

concurso da PM. Vamos fazer novo concurso e os quadros da Polícia Civil. Vamos fazer

mudanças na Polícia Militar, mudanças que anunciaremos antes da virada do ano”

 

ORLA E CASAS POPULARES DA CIDADE DE SÃO PAULO DE OLIVENÇA – “Já temos recursos federais para as obras da orla da cidade de São Paulo de Olivença e vamos reiniciá-las assim que o rio Solimões secar. Quanto as casas populares para abrigar as famílias vítimas de terras caídas, elas serão entregues em 60 dias”.


RONDA NO BAIRRO
– “Começamos a implantar o Ronda no Bairro no interior. Começamos por Tefé, Coari, etc, mas vamos chegar a outros municípios. Em Novo Airão, o programa chegara em 2016. Em Manaus, a política de segurança não é só o Ronda no Bairro. Estamos trocando a empresa que nos fornece as viaturas. A partir de janeiro, essa situação estará normalizada. Vamos aumentar o contingente da Polícia Militar em cinco mil homens nos próximos quatro anos, e estamos vendo a parte legal para utilizarmos o quadro reserva do concurso da PM. Vamos fazer novo concurso, inclusive para escrivão e investigador, vamos fortalecer os quadros da Polícia Civil. Vamos fazer mudanças na Polícia Militar, mudanças que anunciaremos antes da virada do ano”.


CIDADE UNIVERSITÁRIA
– “É um projeto pra 20 anos. O meu governo construirá 40% das obras. Estamos lutando por recursos junto a Confederação Andina de Fomento, da ordem de R$ 500 milhões, para acelerarmos as obras. Devemos lembrar que a Cidade Universitária da UFAM demorou 40 anos para ficar pronta”.


RELACIONAMENTO COM O GOVERNO FEDERAL – “Trata-se de uma questão muito semântica. Se eu tivesse usado o meu poder de governador e dissesse que a Dilma não era a minha candidata, o resultado da eleição presidencial teria sido outro no Amazonas. Eu teria dificuldade em ganhar a minha eleição se trabalhasse contra o prefeito de Manaus, que tinha um candidato. Eu não fui contra a presidente Dilma. Muito ao contrário. Dilma tinha vida própria no Amazonas e ganhou duas vezes as eleições aqui de forma muito forte”.

 

“Se eu tivesse usado o meu poder de governador e dissesse que a Dilma não era

a minha candidata, o resultado da eleição presidencial teria sido outro no

Amazonas. Mas, Dilma tinha vida própria no Amazonas e

ganhou duas vezes as eleições aqui de forma muito forte”

 

SAÚDE PÙBLICA/CONCURSADOS DA SUSAM – Apesar de investir 32% dos seus recursos enquanto São Paulo investe apenas 12%, o Amazonas possui um sistema de saúde pública sobrecarregado. Atendemos pacientes dos estados do Acre e Roraima e do Sul do Pará, vem todo mundo pra cá. Mas, vamos ampliar cinco grandes hospitais em Manaus, onde teremos mais de 900 leitos no espaço de dois anos. E vamos enfrentar os desafios das filas de cirurgia, consultas e exames especializados. No interior, vamos trabalhar 14 pólos, Tefé é um deles. Vamos reequipar os hospitais desses pólos e colocar cinco médicos especialistas para que a gente possa fazer cirurgias lá nos pólos, cirurgias que hoje são feitas em Manaus. Em Manaus, a atenção básica de saúde ficará com a Prefeitura e a de média e alta complexidade ficará por conta do Estado. Fazendo tudo isso, teremos melhorado muito a saúde nos próximos dois anos. Vamos chamar os concursados da Susam a partir do próximo ano, pois temos consciência de que hoje tanto a saúde como a educação são supridas por profissionais temporários. O Tribunal de Contas do Estado deu um prazo ao Estado e, então, vamos começar a chamar os concursados a partir de janeiro.


INVESTIMENTO NO ESPORTE – Vou destacar recursos do orçamento ordinário do Estado e vou reunir com o pessoal do esporte para que a gente faça o dever de casa e tenha um novo norte para o esporte. Agora, nós temos três estádios, não dá mais pra dizerem que não temos estádios. Nem o governo do Estado e nenhum empresário vai investir no esporte profissional se a gente não caminhar na mesma direção. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.