16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
13/04/2018

'Airbags mortais' ainda equipam mais de 1 milhão de veículos no Brasil

Foto: Reprodução

Mais de 1 milhão de carros brasileiros ainda possuem os chamados “airbags mortais”, fornecidos pela fabricante japonesa Takata. São equipamentos defeituosos que abrem com tanta força que atiram pedaços de metal contra os ocupantes.

 

Há cerca de uma semana, o G1 pediu às 15 fabricantes que fizeram ao menos um recall dos "airbags mortais" o número de veículos envolvidos e o índice de atendimento.

 

Chevrolet, Subaru e Ford informaram que não iriam disponibilizar essas informações. A BMW afirmou que não possui controle sobre o número de unidades atendidas. Veja mais abaixo.

 

O escândalo veio à tona 5 anos atrás. Envolveu, em todo o mundo, mais de 30 milhões de veículos de diversas marcas: o maior recall da história.

 

O defeito também está relacionado com a morte de pelo menos 22 pessoas, além de 180 feridos (conheça a história de algumas vítimas). Não há relatos de nenhuma ocorrência no Brasil.

 

Mais de 2 milhões de carros, de 15 diferentes marcas, foram chamados para a troca da peça defeituosa, chamada insuflador, durante esses 5 anos no país. A grande maioria é da Honda e da Toyota. A Ford foi a mais recente, com recall aberto no mês passado.

 

O conserto é gratuito. No entanto, o índice de atendimento das chamadas sequer atingiu 50%.


Isso significa que apenas cerca de 800 mil proprietários foram às concessionárias em busca de uma solução.

 

A Toyota foi a marca que mais convocou veículos para recalls pelos “airbags mortais”. Até agora, foram 882.748 unidades de 7 modelos diferentes. A conta também inclui carros da Lexus, a divisão de luxo do grupo.

 

Deste montante, 41,3% já recebeu atendimento. Isso representa 364,5 mil carros. Ou seja, mais de meio milhão de proprietários ainda não submeteram os veículos ao reparo.

 

Veículos chamados: 882.748
Índice de atendimento: 41,3%
Veículos atendidos até março: 364,5 mil


Encostada na Toyota, a Honda é a segunda marca que mais tem veículos chamados para recall pelos airbags da Takata. São 871.320 carros de 5 modelos. Destes, pouco menos de 280 mil, ou 32%, já tiveram o defeito solucionado.

 

Isso quer dizer que quase 600 mil unidades ainda necessitam realizar a troca dos airbags da Takata. Em julho do ano passado, a marca firmou parceria com o Detran de São Paulo para conseguir notificar clientes que tenham carros envolvidos em campanhas.

 

Veículos chamados: 871.320
Índice de atendimento: 32%
Veículos atendidos até março: cerca de 280 mil
Modelos envolvidos: Civic, City, Fit, CR-V e Accord
Onde consultar os veículos em recall: www.honda.com.br/suaseguranca


A Nissan é a terceira marca com mais carros convocados para recall. De acordo com a fabricante, são 224,5 mil unidades de 10 modelos diferentes. Desde abril de 2013, foram 14 campanhas.

 

A marca não informa, no entanto, o índice total de atendimento ou o número de unidades já reparadas. A empresa divide o percentual pela idade dos veículos. Para veículos mais novos, com até 5 anos de uso, 75% já atenderam aos recalls.

 

Na faixa intermediária, entre 5 e 10 anos, o índice cai para 35%. Para os mais velhos, com mais de 10 anos, o valor é ainda mais baixo, de apenas 10%. A justificativa da marca é que, quanto mais antigo o veículo, mais difícil encontrar o dono atual para que ele seja notificado da necessidade do recall.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.