28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
13/01/2019

'Janeiro Roxo': Caminhada no Jorge Teixeira alerta para a importância do combate à hanseníase, em Manaus

Foto: Divulgação

Até o final de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará realizando a intensificação das atividades de busca ativa de casos suspeitos

Dando continuidade à programação da Prefeitura de Manaus pelo “Janeiro Roxo”, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Pereira, localizada na comunidade João Paulo, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, promoveu na sexta-feira, 11, uma caminhada nas ruas do bairro com o objetivo de alertar a população sobre a importância da realização de exames para a detecção precoce da hanseníase.


A caminhada contou com o apoio dos grupos de idosos “Santuário da Vida” e “Unidos em Cristo”, de representantes dos Conselhos Locais de Saúde, do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste), das UBSs Josephina de Melo e Gebes Medeiros, de alunos do Centro de Educação Literatus e da 30ª Companhia Interativa Comunitária (30ª CICOM - Polícia Militar do Amazonas).


“A caminhada é uma das estratégias que tem a finalidade de despertar a conscientização de todos sobre os sinais e sintomas da hanseníase, orientando para que procurem realizar os exames dermatológicos. É essencial detectar precocemente a doença, evitando as sequelas irreversíveis que podem surgir”, afirmou a diretora da UBS Avelino Pereira, Francivania Oliveira da Rocha.


Veja também

Shopping traz para Manaus atração 'monstruosa' e gratuita durante as férias escolares


Até o final de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará realizando a intensificação das atividades de busca ativa de casos suspeitos, exames dos contatos domiciliares e sociais de pacientes, mobilização de profissionais de saúde nas atividades de divulgação de sinais e sintomas, reforçando a oferta de exames dermatológicos em parceria com instituições e fundações estaduais, como Policlínica da Codajás, Fundação de Medicina Tropical e Fundação Alfredo da Matta.


“Todas as Unidades de Saúde têm implantado o Programa de Controle de Hanseníase e os profissionais estão habilitados para realizar a sensibilização da população sobre a doença, fazer o exame clínico, iniciar e acompanhar todo o tratamento do paciente. O trabalho é realizado na rotina de serviço durante o ano, mas aproveitamos a campanha do ‘Janeiro Roxo’ para reforçar ainda mais as ações do programa, principalmente no que se refere ao diagnóstico precoce”, afirmou a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Disa Leste, Ângela Maria Nascimento Moreira.


Educação em Saúde

 

Em 2017, foram diagnosticados 459 casos novos de hanseníase no Amazonas


A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível, causada pelo bacilo de Hansen. A transmissão acontece de uma pessoa infectada com o bacilo, que não esteja recebendo tratamento, para uma pessoa sadia, por meio de secreções nasais, tosses e espirros. Manchas na pele (brancas, avermelhadas ou amarronzadas) que apresentam perda da sensibilidade à dor, ao calor, ao frio e ao tato, são um dos sintomas mais frequentes da doença.


De acordo com Maria Áurea da Costa, representante do grupo de idosos “Santuário da Vida”, a adesão de moradores do bairro Jorge Teixeira à campanha ajuda na divulgação das informações sobre a doença. “Muitas pessoas não têm conhecimento sobre a hanseníase. Uma pessoa pode ter uma mancha na pele e não se preocupar em realizar o exame, justamente por não saber que pode ter a doença. Com isso, os grupos de idosos decidiram colaborar participando da caminhada e chamando a atenção dos moradores para essa questão”, explicou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter


Casos


No ano de 2017, foram diagnosticados 459 casos novos de hanseníase no Amazonas.

 

A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível, causada

pelo bacilo de Hansen e o mês de janeiro é usado para lembrar

sobre a prevenção e tratamento contra a doença (Fotos: Divulgação)

 

Nesse mesmo ano, Manaus teve o registro de 128 casos registrados, o que corresponde a 27,8% dos casos novos do Estado e uma redução de 23% em relação a 2016. No ano passado, o Sistema de Notificação de Agravos (Sinan) registrou, até o momento, 115 casos novos na capital amazonense.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.