29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Novelas
04/05/2018

'Onde nascem os fortes': Maria conhece Tião das Cacimbas, homem que tem ligação com sua mãe, Cássia

Foto: TV Globo

Dado como louco, ele olha para a jovem e diz que já viu os olhos dela no rosto de outra pessoa

Em “Onde nascem os fortes”, Maria vai buscar refúgio na casa de Tião das Cacimbas, que vive fazendo esculturas de madeira. Na cena, ela chega ao local indicado por Simplício e é recebida com uma reação suspeita do ermitão.

 

Dado como louco, ele olha para a jovem e diz que já viu os olhos dela no rosto de outra pessoa. Tião das Cacimbas tem passado misterioso. Simplício, que vai encontrar Maria no local, conta que ele enlouqueceu depois de perder a única filha.

 

"Tião das Cacimbas é meio avariado da cabeça faz tempo, tem horas que num junta lé com cré, mas é de paz, pode confiar (...). Dizem que ele ficou assim, depois que a filha morreu", fala Simplicio.


Maria tenta puxar assunto com Tião, mas ele começa a falar sozinho e ela não entende nada: "A ovelha deu cria. Carcará passou a noite arrodeando o terreno, arrodeando... E sabe o que se sucedeu? A ovelha dormiu, Carcará veio e levou embora o cabritinho, era o mais bonito que tinha. Carcará levou... E os seus olhos choraram... Choraram tanto que ficaram cor de água, azuis...". Maria se abaixa, pega a escultura inacabada com uma figura de mulher e observa com curiosidade e ternura.


Numa outra cena, Cássia ajuda um morador de Sertão, que vive na seca, a encontrar água. "Trabalho com água no Recife, sou engenheira química.

 

Na verdade, eu tive uma grande amiga, que o pai dela era 'adivinhador de água'. Chamava... Tião", diz ela ao homem. "Tião das Cacimbas?!", pergunta ele. Ao ouvir o nome de Tião, Cássia fica perturbada: "Como é que o senhor sabe?".

 

"Tião e cacimba só tem um por aqui na região", responde ela. Cássia fala que ele já deve ter morrido e o homem nega: "Morreu nada. Está vivo e doido, mora lá para o lado do Raso do Breu". "Achei que tinha morrido. Tanto tempo...", murmura ela, baixinho.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.