28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
23/10/2014

Polícia Civil inaugura nova Delegacia de Combate a Crimes contra a Mulher na Zona Norte

Foto: Divulgação / Agecom / Nathalie Brasil

A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, localizada na avenida Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Deus, ao lado do 13 DIP

A Polícia Civil do Amazonas inaugurou na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) - Anexo, localizada na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, ao lado do 13° Distrito Integrado de Polícia(DIP), na zona norte de Manaus. A obra orçada em aproximadamente R$ 913 mil, é composta por cinco alas, subdivididas em Sala de Delegado, Sala de Investigadores, Escrivães, Sala de Arquivos, além de uma área onde será oferecido atendimento psicológico e de assistência social as vítimas.

 

A nova unidade funcionará como extensão da sede da DECCM, localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro, na zona centro-sul da capital, que continuará atendendo o público feminino regularmente em regime de plantão, sob o comando da delegada titular, Kethleen Gama. No primeiro momento, as atividades da DECCM – Anexo serão desempenhadas de segunda a sexta, das 8h às 18h. A equipe será composta por 10 investigadores, dois escrivães, uma psicóloga e uma assistente social.

 


Foto: Divulgação / Agecom / Nathalie Brasil

 

Segundo o delegado geral, Josué Rocha, a localização da unidade policial foi escolhida por conta do grande número de casos de violência contra a mulher naquela área. “As mulheres que moram nas zonas norte e leste de Manaus, e que sofrem algum tipo de violência, não vão mais precisar fazer o deslocamento até a delegacia do Parque Dez. Elas vão receber nessa nova unidade o mesmo atendimento padrão, e ainda vamos conseguir desafogar o atendimento da sede”, destacou Rocha.

 

Participaram da solenidade de inauguração, a Secretária Executiva da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), Graça Prola, que na ocasião representou o governador do Amazonas, José Melo; a titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia, representante do Prefeito de Manaus, Artur Neto; Circe Granda, Secretária Executiva de Segurança, que representou o titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Paulo Roberto Vital, o delegado geral adjunto de Polícia Civil, Mário Aufiero, entre outras autoridades e membros da Instituição.

 


Foto: Divulgação / Agecom / Nathalie Brasil

 

Estatística - Dados do programa “Ronda Maria da Penha” apontam que, de janeiro a setembro deste ano, cerca de 6 mil casos envolvendo todo o tipo de violência foram registrados pelas mulheres. Para reduzir esses números, a titular da DECCM - Anexo, delegada Débora Mafra, pretende também trabalhar a prevenção à violência contra a mulher.

 

Foto: Divulgação / Agecom / Nathalie Brasil

 

“Não basta apenas punir. Eu acredito que, por meio da informação, nós iremos conseguir diminuir esse índice e até mesmo evitar casos de violência. Eu e a delegada Kethleen pretendemos fazer palestras nas construções civis, nas empresas, nas associações de bairros para que os maridos se conscientizem e não levem a violência para dentro de suas casas. E também informaremos as esposas quais os direitos e garantias que elas possuem dentro da Lei Maria da Penha”, argumentou Mafra.

 

Lei Maria da Penha

 

A Lei 11.340/06, conhecida por “Lei Maria da Penha”, foi batizada em homenagem à cearense Maria da Penha Maia, que lutou durante 20 anos para ver seu agressor condenado, e virou símbolo contra a violência doméstica.

 

Foto: Divulgação / Agecom / Nathalie Brasil

 

Sancionada em agosto de 2006, por meio da Lei, os agressores passaram a ser presos em flagrante e ter a prisão preventiva decretada. Foram extintas as penas pecuniárias e também passou a permitir que o juiz determinasse o comparecimento obrigatório do agressor em programas de recuperação e reeducação.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.