23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
01/11/2017

5 fatos para entender o protestantismo ao redor do mundo nos dias atuais

Foto: Reprodução

Iniciado na Alemanha, o protestantismo hoje está espalhado por várias partes do mundo, gerando, é claro, diferentes tipos de visões.

Neste dia 31 de outubro, o protestantismo completa 500 anos. Foi em 1517 que Martinho Lutero pregou as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg.

 

– Ou as enviou ao arcebispo, como acreditam os historiadores –, em um ato que ficou conhecido como o mais importante para a Reforma Protestante, que criou uma nova forma de viver o cristianismo.

 
Veja também
 
Um turno depois e ainda no sufoco, São Paulo revê o Flamengo
 

Iniciado na Alemanha, o protestantismo hoje está espalhado por várias partes do mundo, gerando, é claro, diferentes tipos de visões. Confira 5 curiosidades sobre essa religião.

 

1. Representa 37% dos cristãos

 

Cenário brasileiro


Os cristãos são aqueles que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. Hoje em dia, são várias as religiões que seguem esses mandamentos, sendo os católicos a maioria, com 50%.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Porém, os protestantes já alcançam uma grande faixa populacional, com 37% dos cristão– bem superior, por exemplo, aos ortodoxos, que representam 12%.

 

Hoje em dia, a maior parte dos protestantes (87%) está fora da Europa, mesmo o movimento tendo se iniciado na Alemanha. A maior parte está no Hemisfério Sul, principalmente em países em desenvolvimento.

 

Já os EUA, que tem uma tradição protestante bem grande, agrega 20% de todos os fiéis dessa vertente do cristianismo.

 

2. Cenário norte-americano

 

 

Nos Estados Unidos, os protestantes representavam 51% de toda a população adulta em 2007, sendo que esse índice caiu para 47% em 2014. A Igreja Metodista Unida e a Igreja Evangélica Luterana da América foram as que mais tiveram queda no país.

 

Enquanto muitas outras vertentes religiosas apresentam números em queda, a quantidade de adultos que acreditam em Cristo, mas não se “filiam” a nenhuma igreja tem aumentado: de 16% em 2007 para 23% em 2014.

 

3. Na América Latina

 

 

40% de todos os católicos do mundo estão em países da América Latina, porém, a Igreja Católico está cada vez mais em declínio em prol de religiões protestantes.

 

Um detalhe extremamente importante é que os cerca de 19% de protestantes evangélicos da América Latina são muito mais praticantes de sua religião do que os católicos.

 

4. Neopentecostalismo

 


Hoje em dia, a vertente que mais cresce no protestantismo são as Igrejas Neopentecostais, ou seja, aquelas que enfatizam o poder do Espírito Santo.

 

No Brasil, basta ligarmos em algum canal televiso da madrugada para vermos esse novo tipo de fé, que tem se popularizado por toda a América Latina, pela África subsaariana e até mesmo na Ásia!

 

5. A visão europeia

 

Fotos: Reprodução 

 

Na Europa, os pensamentos católico e protestante estão cada vez mais alinhados: se a Reforma Protestante surgiu para mostrar que não são as boas ações, mas sim a fé que leva ao reino dos céus, em oposição à Igreja Católica.

 

Hoje em dia, é cada vez mais comum notar que tanto católicos quanto protestantes acreditam que ambas as coisas são importantes para o perdão divino.

 

Na Alemanha, o berço do protestantismo, apenas 7% dos fiéis declara frequentar a igreja semanalmente – um percentual semelhante ao dos católicos. 

 

Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.