28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
30/12/2017

6 efeitos que filhos de pais egocêntricos costumam ter com o passar dos anos. VEJA

Foto: Reprodução

Os efeitos nocivos podem ser bastante significativos na criação dos filhos e deixar marcas que eles irão carregar para o resto da vida

A maioria das pessoas narcisistas sequer está ciente de que exibe comportamentos exagerados relacionados ao excesso de amor próprio e muito menos conhecem o impacto de suas atitudes entre amigos, parceiros e familiares.

 

No caso de pais egocêntricos e narcisistas, que são muito voltados a si mesmos e bastante autocríticos, os efeitos nocivos podem ser bastante significativos na criação dos filhos e deixar marcas que eles irão carregar para o resto da vida.

 

Veja também 
 
Para onde correr e se esconder se uma bomba nuclear explodir na sua cidade
 

Entenda os prejuízos, de acordo com as explicações do psicólogo Craig Malkin em um artigo autoral no site Psychology Today.

 

Pais narcisistas podem atrapalhar o bem-estar dos filhos

 

1. Normalmente bastante críticos, pais narcisistas podem, involuntariamente, criar crianças inseguras e com problemas de autoestima. É normal ainda que cresçam sofrendo com excesso de culpa, se responsabilizando por tudo que acontece de errado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

2. Filhos de pais narcisista normalmente sofrem para terem suas vozes ouvidas e suas opiniões levadas em consideração. No futuro, sentirão que precisam sempre lutar com muito esforço para serem relevantes e tendem a se relacionar com parceiros extremamente narcisistas.

 

3. A insegurança é uma das principais características comuns de adultos que foram criados por pais narcisistas. Além disso, tendem a sofrer de ansiedade por, invariavelmente, se sentirem negligenciados.

 

4. O narcisismo dos pais pode ser encarado de maneiras diferentes, dependendo do perfil da criança. As mais extrovertidas tendem a se tornar adultos independentes e até mesmo desconfiados, evitando criar laços fortes de intimidade.

 

 

As mais tímidas, por outro lado, podem assumir personalidade cuidadora e até se anular para atender as necessidades alheias.

 

5. Existe ainda a possibilidade de a criança reproduzir o modelo conhecido dentro de casa. Se ela tiver personalidade mais teimosa, for temperamental e, de quebra, for exposta a pais narcisistas, negligentes ou abusivos, grandes são as chances de também se tornar potencialmente narcisista.

 

6. Pais narcisistas que ainda adotam comportamentos abusivos podem ainda fazer com que os filhos desenvolvam transtorno de estresse pós-traumático, já que a criança vive em um estado de alerta constante, preparada para driblar o próximo “perigo”.

 

O fato geralmente leva a um possível quadro de ansiedade crônica que provocará grande desgaste e sofrimento na vida adulta. 

 

Fotos: Reprodução 

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.