18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
24/10/2014

Braga é o único candidato no Amazonas que está na lista dos fichas-sujas, segundo a "Transparência Brasil"

Foto: Reprodução / Internet

Eduardo Braga é o único no Amazonas que está na lista dos fichas-sujas

Relatório divulgado nessa quarta-feira (23) pela ONG Transparência Brasil inclui o senador e candidato Eduardo Braga (PMDB) entre os 19 políticos que concorrem aos governos estaduais com processos na Justiça.

 

O candidato é o único no Amazonas que está na lista dos fichas-sujas. Segundo a organização independente, Braga é alvo de ações civis públicas, algumas por improbidade administrativa, movidas pelo Ministério Público do Estado e pelo Ministério Público do Trabalho.

 

Braga é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por desordem eleitoral em inquérito movido pelo Ministério Público Eleitoral.

 

Ao todo, Eduardo Braga responde a dez processos em trâmite judicial. No STF, o inquérito nº 3521/2012 investiga possível compra de votos para o Senado nas eleições de 2010 para ele e a senadora Vanessa Grazziotin.

 

O processo, que tem a relatoria do ministro Teori Zavascki, ainda aguarda julgamento no STF. Os demais processos que envolvem Eduardo Braga estão aguardando julgamento no Tribunal de Justiça do Amazonas e nos tribunais de contas. Quatro deles tratam de atos de improbidade administrativa.

 

Em julho deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que os ex-secretários de sgurança do Amazonas, Francisco Sá e Júlio Pinheiro, apresentassem defesa ou devolvessem aos cofres públicos R$ 22,5 milhões referentes a um convênio firmado pela secretária na gestão de Braga, entre 2002 e 2004, quando houve a compra de 22 veículos para a polícia na concessionária ligada a família de Eduardo Braga.

 

Conforme relatório do Transparência Brasil, 19 dos 28 candidatos aos governos estaduais que disputam o segundo turno têm processos na Justiça. Os dados podem ser conferidos nos site da organização: http://www.transparencia.org.br.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.