24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
06/03/2015

CMM e CREA/AM firmam parceria na aplicabilidade do Habite-se Simplificado e na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Foto: Divulgação / CMM

Durante a reunião foi firmado um apoio na aplicabilidade do habite-se simplificado na capital

Durante visita do novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea/AM), Cláudio Guenka, ao presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), na manhã desta sexta-feira (6), na Casa Legislativa, foi firmado um apoio na aplicabilidade do habite-se simplificado na capital – emenda aprovada e contemplada no novo Plano Diretor de Manaus, em 2013 – e na participação da entidade na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município.


“Hoje a participação do Crea está, principalmente, na aplicabilidade do habite-se simplificado, medida importante que essa Casa aprovou no Plano Diretor. E acredito que com a participação do Crea, nós vamos ter uma importante entidade nos auxiliando nesse benefício que vai ajudar a sociedade manauara, na obtenção desse importante documento, que é a garantia para muitos que precisam regularizar a casa própria”, explicou Barreto.


O presidente do Crea, destacou que a entidade está a disposição para auxiliar os vereadores em matérias que veem de encontro com a Engenharia e Agronomia. “Nosso grande objetivo é realmente auxiliar os nossos nobres vereadores da cidade de Manaus em projetos pertinentes a engenharia. Então, o Conselho se coloca à disposição da presidência da Casa nos assuntos que envolvam a engenharia, como o Plano de Mobilidade, o Plano Diretor e o habita-se simplificado”, afirmou Guenka.

 

Foto: Divulgação / CMM


Guenka ainda ressaltou que a ideia do habita-se simplificado – lei de autoria do vereador Wilker Barreto – foi uma brilhante concepção. “Todos os projetos que envolvam engenharia e agronomia, o Conselho vai estar envolvido, opinando e tentando contribuir da melhor maneira possível, não colocando, claro, nenhum tipo de obstáculo, mas sim, contribuindo pra ser um projeto real e uma lei que funcione efetivamente em Manaus”, pontuou.


Plano de Mobilidade Urbana


Sobre a participação do Crea/AM na elaboração do Plano de Mobilidade Urbano de Manaus, Cláudio Guenka confirmou total participação da instituição. “O Crea tomou recentemente conhecimento da elaboração do plano, nós já nos reunimos com os envolvidos nesse trabalho no município de Manaus. E nós já temos uma linha de pensamento em cima desse Plano de Mobilidade, e assim como o presidente da Casa, nós queremos um plano que realmente funcione efetivamente, não seja um Plano de Mobilidade que fique no papel”, salientou.


“O Crea tem obrigação de participar e opinar até porque é uma matéria que diz respeito a engenharia de tráfego, diz respeito a população da cidade que enfrenta tantos transtornos . Então, a população pode esperar e contar com essa participação do Conselho de Engenharia em todos os assuntos pertinentes a nossa área”, concluiu.


Diante do interesse do Crea, em participar das audiências públicas da CMM, que serão realizadas em abril, Wilker Barreto se mostrou bastante satisfeito. “O Crea se colocou a disposição com assento cativo nas audiências públicas que essa Casa irá fazer ao longo de abril, para discutir com muita maturidade nosso plano de mobilidade para os próximos dez anos, e sua participação só vem a acrescentar”, finalizou.


Participaram também da reunião, os vereadores Walfran Torres (PTC), Marcelo Serafim (PSB) e Ceará do Santa Etelvina (DEM).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.