19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
31/08/2014

Exército do Iraque rompe cerco jihadista e entra em cidade dominada

Foto: Reuters

Mulher e criança reagem ao serem retiradas por forças iraquianas na cidade de Amerli nesta sexta-feira (29), quando o Estado Islâmico ainda cercava a região

Milhares de pessoas estavam presas há dois meses em Amerli. Ação é maior êxito militar desde início de ofensiva do Estado Islâmico.


Forças iraquianas conseguiram romper neste domingo (31) o cerco jihadista à cidade de Amerli, onde milhares de pessoas ficaram presas por dois meses e já estavam ficando sem água e sem comida, indicaram as autoridades locais.


Os soldados, com o apoio aéreo dos exércitos iraquiano e americano e ajudados por milicianos xiitas e combatentes curdos, entraram na cidade situada 160 km ao norte de Bagdá, no que significa uma de suas poucas vitórias de peso contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI).


As forças iraquianas também conseguiram expulsar os jihadistas das localidades dos arredores de Amerli que eles controlavam desde 18 de junho.


"Nossas forças entraram em Amerli e romperam o cerco", indicou à AFP o tenente-general Qasem Ata, porta-voz dos serviços de segurança.


Nihad al-Bayati, que tomou as armas em Amerli contra os jihadistas, confirmou a entrada das tropas iraquianas.


Os habitantes desta cidade de 20 mil pessoas, povoada em grande parte pela minoria turcomana de língua turca, tomaram as armas e resistiram durante mais de dois meses a um dos cercos mais longos desde o início da ofensiva jihadista no Iraque, em 9 de junho.


Eles estavam ficando sem alimentos e remédios. No sábado, Estados Unidos, Austrália, França e Grã-Bretanha lançaram 40 mil litros de água potável e alimentos, segundo o Pentágono.


"Em apoio à operação humanitária", os Estados Unidos realizaram novos ataques aéreos em localidades próximas contra "os terroristas do EI".


A ONU havia dito temer um massacre em caso de uma tomada da cidade pelos jihadistas sunitas ultrarradicais.


Fonte: g1.globo.com 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.