24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
19/12/2014

Hoje é o último dia de inscrições para o 1º Campeonato Amazonense de MMA Esportivo

Foto: Divulgação

 

As inscrições para o 1º Campeonato Amazonense de MMA Esportivo vão até hoje, 19 de dezembro. A competição, que é inédita no Estado, acontecerá no domingo, 21, a partir das 17h, no novo Centro de Lutas do mestre Márcio Pontes, localizado na rua 8, número 295, Alvorada 2, Zona Centro-Oeste de Manaus.

 

O evento é uma realização da Associação de Esporte (AEL) do bairro da Alvorada, com chancela da Federação Amazonense de MMA (FEMMA) e patrocínio da Espantalho Pneus.

 

 

As inscrições custam R$ 30 por atleta e R$ 15, referente à filiação à FEMMA. Podem participar lutadores na faixa etária juvenil (16 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). As categorias de peso serão as mesmas do MMA, ou seja, do mosca (57kg) ao pesado (120 kg). Os atletas deverão lutar com bermuda, camisa, protetores de cabeça e de boca, caneleiras e luva de oito onças (tipo as usada dos treinamentos). Os atletas vencedores receberão brindes oferecidos pela organização do campeonato.

 

 

Formato diferente

 

Segundo Márcio Pontes, o formato é o diferencial do campeonato. “No MMA Esportivo, a técnica prevalece, pois as regras são adaptadas para os iniciantes no esporte. Ganha quem soma 20 pontos primeiro e também só pode competir atletas que nunca lutaram profissionalmente. Golpes como cotoveladas, por exemplo, não podem ser desferidos”, explica Pontes, um dos primeiros mestres do campeão mundial dos penas do UFC, José Aldo Júnior.

 

 

O organizador afirma que o 1º Campeonato de MMA Esportivo é um projeto piloto. “A ideia é vermos como vai funcionar para, em 2015, criar um calendário estadual dessa modalidade”, complementa.

 

 

Regras

 

A regra é simples. Cada luta será disputada em um round de 5 minutos (categoria adulto) ou de 3 minutos (juvenil). As áreas de combate serão dois octógonos, medindo 8x8m e 6x6m. O critério de pontuação é de fácil assimilação. Raspagem, quedas e inversões, por exemplo, valem um ponto. Já passagem de guarda, montada e pegada nas costas valem três pontos. O knockdown (soco que leva a queda) vale 10 pontos e lutador que estiver no ataque não poderá continuar batendo, pois o árbitro abrirá contagem (como é feito no boxe).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.