28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
06/03/2015

Impacto global de enchentes pode triplicar até 2030, mostra análise feita pelo Instituto de Recursos Mundiais (WRI)

Foto: Terceiro / Agência O Globo

O Rio Acre na cidade de Rio Branco superou a marca histórica de elevação de suas águas registrada em 1997, marcando 18,23 metros

O número de pessoas afetadas por enchentes de rios em todo o mundo poderá quase triplicar nos próximos 15 anos, mostra uma análise feita pelo Instituto de Recursos Mundiais (WRI, na sigla em inglês). De acordo com o documento, que afirma ser a primeira análise pública de todos os dados do mundo sobre os riscos de inundações atuais e futuras, as mudanças climáticas e o crescimento da população estão impulsionando o aumento.

 

Em apenas 15 anos, aponta o documento, esses números podem subir para cerca de 50 milhões de pessoas afetadas com um custo anual potencial para a economia mundial de cerca de 340 bilhões de libras.

 

Ele demonstra, ainda, que cerca de 20 milhões de pessoas estão em risco de serem afetados por inundações, o que custa quase 65 bilhões de libras no PIB.

 

 Número de pessoas afetadas em todo o mundo deverá subir

para cerca de 50 milhões (Foto: Terceiro / Agência O Globo)

 

O Banco Mundial diz que este cálculo vai ajudar a informar os governos sobre as estratégias de mitigação e de defesa. De acordo com a Cruz Vermelha, quase metade dos desastres naturais que eles lidaram no ano passado foram causadas por inundações.

 

Nessa terça-feira, um levantamento feito pela Eletrobras Distribuição Acre mostrou que 20.629 unidades consumidoras de Rio Branco tiveram o fornecimento de energia interrompido devido à cheia histórica do Rio Acre.

 

Fonte: Globo com Sites Internacionais

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.