19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
28/10/2014

José Melo anuncia concurso para a contratação de 5 mil novos policiais

Foto: Reprodução / Internet

Nesta segunda-feira (27), o governador reeleito do Amazonas, José Melo (PROS), concedeu entrevista a duas emissoras de TV, onde revelou que pretende realizar um concurso público para a contratação de cinco mil novos policiais militares e oficiais, além de curso de aperfeiçoamento para pelo menos dois mil policiais do efetivo da Polícia Militar do Estado. A ideia, segundo ele, é melhorar o desempenho da segurança e fortalecer as políticas públicas de combate à violência urbana e o crime organizado.

 

Melo explicou que, nos último mês de junho foi inaugurado em Manaus o Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), capaz de comportar até 182 detentas.

 

A unidade, segundo ele, demandou investimentos da ordem de R$ 7,2 milhões, repassados pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). "Então, veja bem, as mulheres são um público prioritário na política do Depen, cujo principal projeto, o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, busca zerar o déficit prisional feminino.

 

Lá, elas terão disponíveis berçário, centro médico e ala infantil. Além disso, o Estado ainda vai receber, nos próximos dois anos, outras três unidades prisionais com investimentos do Depen.

 

São eles: o Centro de Detenção Provisória Masculino de Manaus (CDP 2), a Penitenciária Agrícola do Amazonas, a Cadeia Pública de Maués e a Cadeia Pública de Tefé. Essa expansão no sistema carcerário vem somar-se ao aumento do efetivo da Polícia Militar, que cresceu em torno de 50%, saindo de pouco mais de sete mil para 10.554", disse.

 

Conforme dados da Secretaria de Segurança, nesse mesmo período, o efetivo da Polícia Civil também foi ampliado de 1.437 para 2.235 agentes.

 

Somente a categoria de delegados saltou de 153 para 341. Já o Corpo de Bombeiros, que em 2010 tinha pouco mais de 500 profissionais, ganhou um reforço de mais 277 membros e hoje tem efetivo de 777. "É importante salientar que vamos ampliar o Ronda no Bairro na capital e no interior, para onde provavelmente parte desse contingente aprovado no concurso deverá ser destinada. Quero reforçar principalmente a segurança nas portas das escolas, nos bairros e no interior. Tudo isso faz parte do planejamento que fizemos desde 2010, quando eu e o ex-governador Omar Aziz decidimos que segurança pública seria uma das prioridades do nosso governo”, destacou Melo. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.