23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
22/12/2014

José Melo faz balanço de sua administração e adianta ações para 2015

Foto: Valdo Leão / Pros

Em entrevista, José Melo afirmou que o Estado seguirá mantendo metas e regras rígidas de despesas

O governador do Amazonas, José Melo (PROS), assegurou na manhã desta segunda-feira (22) que vai cortar R$ 700 milhões ao ano nos gastos para conter o risco de uma possível recessão financeira já prognosticada pelo governo federal para 2015. A garantia foi dada em entrevista a uma rádio local, onde ele afirmou que o Estado seguirá mantendo metas e regras rígidas de despesas no Executivo semelhantes a do governo anterior, mas com um número menor e mais enxuto de secretarias, que serão extintas ou passarão por fusões.

 

Melo explicou que preferiu postergar para janeiro do próximo ano a agenda de encontro com a presidente Dilma Rousseff que servirá para alinhavar políticas de financiamento para a região. Ele se disse confiante no fato de que a chegada de novas fábricas a partir da prorrogação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) vai gerar mais empregos e afastar riscos para a saúde financeira do Amazonas, que não ficará abalada com o momento de estagnação e crise interna do país. "Temos 402 obras de melhorias no interior e na capital sendo encaminhadas. Além disso, estabelecemos entre outras coisas data-base para o salário dos servidores e promovemos concursos. Um Estado que tem esse volume de recursos no orçamento não está 'mal das pernas' com certeza, por isso me sinto tão otimista", enfatizou Melo.

 

Foto:  Valdo Leão / Pros

 

Para 2015, conforme disse o governador José Melo, a ideia é aumentar a capilaridade de algumas secretarias existentes, o que deverá refletir diretamente na estrutura de custos, sem impactar na qualidade e no volume dos serviços públicos oferecidos. Para a capital, o planejamento das metas inclui, segundo ele, a ação compartilhada com a Prefeitura de Manaus nos setores de educação, saúde e infraestrutura, com divisão equânime de tarefa. "Exemplo disso é o tratamento que será dado ao transporte. Nos primeiros dias de janeiro, o prefeito Arthur Neto deverá apresentar um projeto específico para o BRT, que leve em conta as nuances da mobilidade urbana. A partir daí, juntos vamos buscar aportes em um fundo mundial ou por meio de parceria público privada para a implantação do sistema", completou.

 

O balanço geral ainda seguiu pela segurança pública, onde o nome de Sérgio Fontes foi confirmado para assumir a pasta. "Haverá ainda mudança na cúpula da PM e na Polícia Civil. Quero um Estado mais tranquilo e uma população confiante na redução do quadro da violência urbana. Vamos fazer a diferença nesse próximo quadriênio, centrados nos pilares da educação para a cidadania, saúde e segurança de qualidade, políticas sociais e desenvolvimento do interior, compromissos da minha campanha que irei cumprir", adiantou Melo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.