28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
31/03/2015

Mil famílias recebem títulos de terra e indígenas são beneficiados com equipamentos, entregues por José Melo

Foto: Divulgação / Agecom

Ao lado do secretário estadual de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes (de calça amarela), e do secretário de Regularização Fundiária do Governo Federal, Sérgio Lopes, o governador José Melo entregou títulos a mil famílias, e equipamentos agrícolas a indíge

Mil famílias do Amazonas, a maioria produtores rurais, receberam nesta terça-feira, 31 de março, os títulos definitivos de terra em 15 municípios amazonenses. Entregues pelo governador José Melo, os documentos garantem uma série de benefícios e a segurança jurídica para os proprietários. A ação é uma parceria do Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também nesta tarde, por meio dessa parceria, indígenas foram beneficiados com equipamentos para melhorar a produção agrícola.


A regularização é promovida pela Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF) e MDA, através do programa Terra Legal. O secretário de Regularização Fundiária do Governo Federal, Sérgio Lopes, participou da cerimônia de entrega de títulos, que também contou com a presença de diretores de entidades ligadas ao setor, prefeitos do interior e secretários de Estado.


Para este ano, a meta do Governo do Amazonas é regularizar a situação de 7,3 mil imóveis rurais. Aguardados por décadas, os documentos de posse de terra garantem acesso a programas de crédito e extensão rural e amplia o controle ambiental do Estado.

 

 

“É uma nova etapa de expedição de títulos para o interior que objetiva permitir ao nosso caboclo acessar crédito, poder enfim fazer tudo o que não podia pela falta de domínio da terra. Um dos obstáculos era o acesso ao crédito. Esse é um bem das famílias", destacou o governador José Melo, ao ressaltar que os beneficiados poderão inclusive acessar microcrédito do programa Banco do Povo, lançado esta semana com o objetivo de atender pequenos empreendedores, com crédito simplificado e juros mais baixos.


O agricultor Mosar Pereira, 67, aguardou por mais de três décadas até conseguir o título, um sonho que ele imaginou por muito tempo ser inalcançável por conta da burocracia. A concretização trouxe alívio e novas perspectivas. "Representa muito em termos de desenvolvimento, e uma grande sensibilidade do governo. É um documento de muita validade para nós agricultores e, para mim, uma emoção. Nossa terra está valorizada e vamos poder ter crédito", comemorou.


Com a ação, realizada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus, foram beneficiadas comunidades rurais de Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Novo Airão, Parintins, Silves e Urucurituba. Do total de títulos, a maior parte refere-se a títulos definitivos para moradores de Novo Airão. Na ocasião, outros 500 títulos de terra foram entregues pelo Incra.


Segundo o governador, das dez mil propriedades que o governo identificou, oito mil devem ser regularizadas com o título este ano. Ao longo dos próximos quatro anos, a programação é regularizar a situação da terra de 30 mil famílias.

 


A partir de abril, a SPF começa a visitar os municípios para a entrega de novos títulos definitivos. A regularização deve alcançar 6,5 mil propriedades rurais e outras 800 áreas urbanas nos próximos quatro meses, segundo o secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes. “O beneficiado também poderá ter acesso a financiamentos da Afeam e a suporte técnico do Idam para melhorar a produção rural, criando novas oportunidades de desenvolvimento”, frisou.


A regularização fundiária é feita em conjunto com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam). Com isso, os beneficiados poderão obter a licença ambiental, suspensão de multas aplicadas até 2008 e acesso a créditos e financiamentos bancários.

 

Foto: Márcia Monteiro / PORTAL DO ZACARIAS


Indígenas recebem equipamentos


Nesta terça-feira, o governador José Melo entregou, ainda, equipamentos do programa Território Rio Negro da Cidadania Indígena, beneficiando as comunidades indígenas dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira.


O programa Territórios da Cidadania é realizado em parceria entre os governos estadual e federal e tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, numa estratégia de desenvolvimento territorial sustentável para as populações, entre as quais as indígenas. Áreas como educação e saúde também são contempladas.


Nesta etapa, estão sendo investidos R$ 2,2 milhões no programa no Amazonas. A ação é coordenada pela Secretária de Estado para os Povos Indígenas (Seind). Foram entregues quatro barcos: dois para São Gabriel da Cachoeira e dois para Barcelos; uma picape para Barcelos, um ônibus para São Gabriel da Cachoeira e uma retroescavadeira para Santa Isabel do Rio Negro (a 631 quilômetros de Manaus). Posteriormente, até o fim do mês de abril, será concluída a entrega de mais seis barcos para as comunidades indígenas.

 

Fotos: Divulgação / Agecom


“Para algumas pessoas isso pode ser singelo, mas para quem vai receber esses equipamentos vão ser de grande importância para facilitar o escoamento da produção dos nossos irmãos indígenas. O Amazonas tem 63 etnias, com mais de 294 mil indígenas, portanto, tudo que pudermos fazer para ajudá-los, para gerar oportunidades para eles é muito importante”, afirmou José Melo.


As embarcações entregues estão equipadas com motores que variam de 50 a 114 cavalos e servirão para o transporte dos produtos que fazem parte do dia a dia dos indígenas. Aproximadamente 40 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega dos equipamentos, o equivalente a 70% da população territorial total.


Em São Gabriel da Cachoeira, o programa beneficia comunidades como Cabari, Fonte Boa, São Jorge, Santo Antônio e Assentamento Theotônio Ferreira. Em Santa Isabel, os benefícios chegam a Campina do Rio Preto, Ilha do Chile, além de diversas famílias espalhadas pelo município. O mesmo ocorre em Barcelos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.