19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
31/10/2014

Nave espacial da Virgin cai nos EUA; polícia confirma um morto

Foto: Kabc TV / AP

Esta imagem gerada a partir de um vídeo da KABC TV de Los Angeles, na Califórnia, mostra destroços do que seria a SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic, que caiu após sofrer uma anomalia no deserto de Mojave

A nave espacial suborbital SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, caiu nesta sexta-feira (31) pouco depois das 10h (15h pelo horário de Brasília) após enfrentar dificuldades durante um voo de teste na Califórnia, informou a companhia, que não forneceu mais detalhes sobre os dois pilotos que estavam a bordo. Em entrevista à Reuters, o porta-voz do escritório do xerife do condado de Kern, Ray Pruitt, afirmou que o co-piloto da nave morreu no acidente, enquanto o piloto foi ejetado e está ferido. Pruitt afirma que o piloto foi encontrado na cena do acidente e transportado para um hospital local.

 

ídeo chocante de homem cometendo suicídio em poste de alta tensão repercute no Facebook; veja

 

Mulher fez cirurgia experimental que a deixou com o pé ao contrário

 

Tatá Werneck vai ganhar R$2 milhões para estrelar campanha publicitária

 

"Durante o (voo de) teste, o veículo sofreu uma anomalia séria, que resultou na perda da SpaceShipTwo. Nossa primeira preocupação é a situação dos pilotos, que no momento é desconhecida", informou a empresa em um post no microblog Twitter.

 

A companhia já tinha revelado, anteriormente, também pelo Twitter, a ocorrência de uma anomalia durante o voo.

 

A empresa Virgin Galactic, que pertence ao bilionário britânico Richard Branson, vinha testando a possibilidade de voos de turismo no espaço. Em sua conta no Twitter, Branson informou que estava a caminho do deserto do Mojave, onde ocorreu o acidente. "Meus pensamentos estão com todos @virgingalactic & Scaled [Composites, empresa parceira no projeto], obrigado por todas as suas mensagens de apoio. Estou voando para o Mojave imediatamente para estar com a equipe", postou.


31.out.2014 - Destroço da nave SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic, aparece em imagem capturada pela rede de TV KNBC no deserto do Mojave, na Califórnia, EUA. O foguete espacial suborbital vinha sendo desenvolvido pela empresa do bilionário britânico Richard Branson e sofreu uma "anomalia" durante voo de teste KNBC TV/Reuters


Anomalia

 

A nave, que ainda estava em fase de testes, foi posicionada no topo de uma aeronave maior, conhecida como WhiteKnightTwo e então liberada para um teste com o motor de seu foguete.

 

"A SpaceShipTwo sofreu uma anomalia em voo. Um comunicado e informações adicionais serão divulgados em breve", anunciou a empresa, sem dar maiores detalhes.

 

A WhiteKnightTwo decolou normalmente do deserto de Mojave, na Califórnia, no que foi o 35º voo do tipo realizado pela nave.

 

"O SpaceShipTwo foi liberado pelo WhiteKnightTwo, e agora está voando livremente", escreveu a empresa em um relatório em tempo real do voo, acrescentando: "Ignição! SpaceShipTwo está voando novamente com motor de foguete".

 

O tuíte seguinte anunciou a "anomalia".

 

Turismo no espaço

 

A SpaceShipTwo estava sendo desenvolvida pela Virgin Galactic para levar passageiros ao espaço. Mais de 800 pessoas pagaram ou fizeram depósitos para voar a bordo da nave espacial, que vai a uma altitude de cerca de 45.000 pés.

 

A nave espacial é baseada em um protótipo, chamado SpaceShipOne, que há 10 anos ganhou o direito de desenvolver a primeira nave espacial privada para voar no espaço.

 

O acidente é um grande revés para a Virgin Galactic, um ramo dos EUA com sede em Londres do Virgin Group, empresa do bilionário Richard Branson. Com capacidade para seis passageiros, a nave é comandada por dois pilotos com o objetivo de fazer os primeiros voos espaciais suborbitais comerciais do mundo.

 

A Virgin Galactic também planejava usar seus jatos transportadores para lançar pequenos satélites e cargas úteis em órbita.

 

Este é o segundo acidente da semana envolvendo uma empresa espacial norte-americana. Na terça-feira, um foguete da Orbital Sciences explodiu após a decolagem da base na Ilha de Wallops, na Virgínia, que pertence à Nasa (agência espacial norte-americana).

 

Fonte: noticias.uol.com.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.