28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/10/2014

Os mitos e verdades por trás dos alimentos funcionais; veja!

Foto: Thinkstock

Descubra os maiores mitos e verdades por trás dos alimentos funcionais, da velha e boa linhaça ao novo queridinho koubo

Da velha e boa linhaça ao novo queridinho koubo, Vogue desvenda o que há de mito e verdade por trás dos inúmeros alimentos funcionais.


Linhaça

 

Foto: Reprodução / Internet


se hoje nos preocupamos mais com o teor funcional que com as calorias dos alimentos, é graças à linhaça. a semente conquistou o melhor lugar à mesa por reunir ativos capazes de diminuir a quantidade de gordura corporal, combater o inchaço, reduzir inflamações e colocar para funcionar o intestino. “ela também contém substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento da célula”, completa a nutricionista funcional e esportiva Fernanda granja, de são Paulo. Melhor: não há contra-indicação e é pouco calórica.


Quinoa

 

Foto: Reprodução / Internet


Mesmo sendo calórica, faz jus ao seu longevo sucesso pela quantidade de vitaminas e aminoácidos essencias. “É um grão tão completo que favorece desde o intestino e a imunidade até a melhora da capacidade de funcionamento do cérebro”, diz a nutricionista funcional carioca Patrícia Davidson. Plus: ameniza os sintomas da TPM.


Amaranto

 

Foto: Reprodução / Internet


Amigo das musas fitness, é um ótimo complemento para quem quer definir o corpo. “ele possui 15% de proteína e estimula a queima de gordura e a recuperação dos músculos após atividade física”, explica Davidson. a ordem é consumir ao menos duas colheres de flocos de amaranto por dia em sucos, caldos ou iogurtes.


Óleo de coco

 

Foto: Reprodução / Internet


Bastou a top Miranda Kerr dizer que recuperou a forma após a maternidade graças ao óleo de coco para que virasse hit.oque parece contraditório -um óleo eliminar gordura - tem explicação: ele controla o cortisol, hormônio do estresse que aumenta a gordura abdominal. “uma colher de sopa ao dia é o suficiente. Por conter ácidos láurico e caprílico, fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino”, afirma granja. Mas deve ser consumido com parcimônia devido ao seu alto teor calórico: são 110 calorias numa colher de sopa.


Koubo

 

Foto: Reprodução / Internet


O superalimento da vez é o koubo (também chamado de pitaya), fruta bem conhecida na caatinga do Nordeste, que tem como principal função aumentar a saciedade e amenizar aquele desejo quase incontrolável por doce. “além de rica em fibras, proteínas, vitamina C e ácidos graxos, carrega em sua composição substâncias, como a tiramina, que diminui a fome”, ensina Davidson. Disponível também em cápsulas com extrato da fruta, deve ser consumida antes das principais refeições.


Batata-doce

 

Foto: Reprodução / Internet


É o carboidrato preferido das fitness girls por liberar energia para o treino de forma gradual. além disso, ajuda a não fugir da dieta. “Tem índice glicêmico baixo, nutrientes e enzimas que a fazem ser digerida lentamente, equilibrando a taxa de insulina e glicose e diminuindo picos de fome”, explica a nutricionista funcional Mariana Poletto, de são Paulo.


Goji berry

 

Foto: Reprodução / Internet


Boa aliada da dieta, a fruta asiática antes desconhecida se tornou item indispensável de quem segue uma alimentação saudável. “Contém triptofano, hormônio que atua na sensação de bem-estar, diminuindo o apetite e prolongando a saciedade”, explica granja. Pouco calórica e rica em vitamina C, zinco, magnésio e ferro, é bem mais nutritiva que uma laranja.


Chia

 

Foto: Reprodução / Internet

Misturada no iogurte, batida no suco verde ou em forma de pudim (o lanchinho light da hora), a semente ficou famosa pelas promessas de queimar gordura e desintoxicar o organismo. A alta concentração de ômega 3 – ácido graxo anti-inflamatório – e de fibras que estimulam o intestino a varrer todas as toxinas do sangue, promovem benefícios à saúde e emagrecem. Consumi-la diariamente garante energia aos músculos, diminuição do colesterol ruim, redução da gordura e proteção cardiovascular.
 

Fonte: vogue.globo.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.