19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
20/12/2014

Periquitos não foram mortos por envenenamento, diz laudo

Foto: Dayse Nunes/Portal do Zacarias

Em uma coletiva de imprensa realizada no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), na manhã deste sábado (20), foi declarado pelo Diretor Presidente Antonio Ademir Stroski do orgão e pela Gerente de fauna do Ipaam Sonia Canto, que a morte dos periquitos encontrados em frente ao Condomínio Residencial Ephigênio Salles não foi ocasionada por envenenamento, mas sim por resíduos agrotóxicos possivelmente adquiridos na alimentação dos animais.

 

O laudo emitido pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, constatou que as aves não foram envenenadas por raticida como cogitavam os ambientalistas, mas foram encontrados níveis de Ciromazina, um veneno inseticida que age contra larvas e moscas, usado em árvores com frutos adocicados, como goiaba, jambo, mamão, e que são preferência na alimentação dos periquitos. Porém, o laudo ainda não foi conclusivo e há possibilidades das mortes terem sido ocasionadas por vírus ou por atropelamento, já que veículos de grande porte estão passando pela faixa esquerda, encostando nas árvores do canteiro central, onde as aves costumam pernoitar. Nesta manhã, equipes da Semulsp e Semmas estão podando as árvores para que não haja mais mortes desses animais.

 

Foto: Patrick Motta/Amazonas FM

 

Os animais também estão sendo ameaçados por pessoas que aparecem a noite em frente ao condomínio, com intenção de vender e ou domesticá-los. A multa para quem for flagrado capturando é de 5 mil reais. Antonio Stroski afirmou que uma equipe do Ipaam vai diariamente ao local das mortes em massa das aves, para avaliar se ainda há animais feridos ou morto.

 

A FMG que tem parceria com o Ipaam, ainda vai fazer mais três exames: PCR, coletar o sangue para investigar agentes infecciosos; Microbiológico, que verifica se há bactérias e fungos e o de sorologia indicando se as mortes podem ter sido ocasionadas por vírus.

 

Os animais também estão sendo ameaçados por pessoas que aparecem a noite em frente ao condomínio, com intenção de vender e ou domesticá-los. A multa para quem for flagrado capturando é de 5 mil reais.

 

Sonia Canto afirma que a patologia de aves é uma área de estudo ainda pequena no Brasil, mas que a partir de janeiro serão feitas novas investigações.

 

Veja laudo abaixo:

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.