28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
19/09/2014

Petrobras e CPI mista voltam a pedir acesso à delação de Costa

Foto: Reprodução / Internet

A Petrobras e a CPI mista que investiga a estatal no Congresso voltaram a solicitar acesso aos depoimentos do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa em acordo de delação premiada celebrado pelo Ministério Público Federal (MPF). Os pedidos foram feitos por meio de ofícios enviados à 13ª Vara Criminal da Justiça Federal do Paraná.


A Petrobras alega que busca conhecer exclusivamente trechos que mencionam funcionários ou ex-funcionários da estatal e empresas com quem mantinha ou mantém relações comerciais. O objetivo, segundo a Petrobras, é apurar eventuais irregularidades.


O presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), menciona despacho do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmando que já repassou à CPI as cópias da documentação da operação Lava-Jato.


No dia 10 de setembro o STF encaminhou à comissão cópias dos autos da investigação que tramitam no STF. Mas o conteúdo da delação premiada não foi compartilhado. É a segunda vez em seis dias que o presidente da CPI tenta obter a documentação da Lava-Jato.


Nesta quinta-feira, o juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais resultantes da Lava-Jato, fez referência em uma decisão a pagamento de propina para o ex-diretor da estatal e a políticos, realizado pelo doleiro Alberto Youssef, pivô da investigação.


"Relativamente a Alberto Youssef, as medidas investigatórias, em cognição sumária, revelaram seu suposto envolvimento, na condição de líder, de grupo criminoso dedicado à lavagem de dinheiro e a pagamento de vantagens indevidas a ex-diretor da Petrobras, sem contar pagamentos a dois parlamentares federais", destacou o magistrado no despacho em que respondeu às solicitações das defesas dos réus.


A delação de Costa também mencionaria esquema de corrupção e peculato com pagamento de propinas a políticos com o dinheiro de contratos da Petrobras.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.