20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
06/04/2015

Prefeito de Coari desabafa: “Não sou amigo do Adail, não quero saber dele, quem manda no meu governo é Deus e o povo”

Foto: Reprodução / Internet

Iram medeiros: “Existia um círculo vicioso de pessoas em Coari que queriam estar no poder sem trabalhar, mas eu sou filho de Coari e digo que a nossa meta é outra, quero ver a população de Coari feliz, sorrindo."

Há 15 dias no comando da Prefeitura de Coari, agora com 6 mil e 200 funcionários, Iram Medeiros (DEM) abre o jogo nesta entrevista ao PORTAL DO ZACARIAS em que ele desanca Adail Pinheiro, denuncia médico ganhando 64 mil reais, se diz a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e fala de seus esforços para reorganizar um município marcado pela corrupção desenfreada e pela pedofilia.

 

Por J Taketomi, editor de Política do PORTAL DO ZACARIAS

 

PORTAL DO ZACARIAS – Qual é a real situação econômico-financeira e administrativa da Prefeitura de Coari?


Prefeito Iram Medeiros – Assumimos a Prefeitura no dia 19 de março numa situação muito conturbada. Pelo fato de o Adail ter sido cassado e logo em seguida o outro prefeito ter renunciado, o presidente da Câmara Municipal teria que assumir a Prefeitura. Fizemos a eleição no dia 18 e no dia 19 assumimos o destino do nosso município, graças a um grupo político que acreditou no nosso projeto. Somos oito vereadores que acreditamos no sonho de transformar Coari e tirar Coari das páginas de jornais com coisas ruins, substituindo tudo isso por coisas boas. Nossa primeira ação foi baixar um decreto exonerando mil e poucos funcionários, pessoas que não trabalhavam, eram amigas do ex-prefeito que foi cassado, amigas do prefeito que renunciou. Então, isso gerou uma economia de quase 2 milhões de reais pro município. Uma folha de pagamento que era de 9 milhões passou a ser de quase 7 milhões. Baixamos o nosso próprio salário, que era de 26 mil reais, em vinte por cento, tanto nós como os nossos secretários todos tivemos que baixar nossos salários em vinte por cento. Coari hoje tem uma dívida com os servidores, com o comércio local, com os postos de gasolina, com os catraieiros, de quase 36 milhões de reais. É inadmissível que um município com uma receita de quase 20 milhões atrasar folha de pagamento. No entanto, a meta deste nosso governo é não atrasar salários dos servidores, porque sou administrador, sou empresário há mais vinte anos em Coari e conheço administrativamente o município. Estamos fazendo isso e, a partir de agora, as coisas vão funcionar, vai ter merenda escolar.


Portal – O senhor falou em uma receita mensal de quase 20 milhões de reais, uma receita fabulosa. Como fazer agora para resgatar a confiança do povo e reorganizar o município?


Iram Medeiros – Quando eu assumi, já encontrei andando uma licitação de 35 milhões de reais para toda a malha viária de Coari. Eu homologuei essa licitação porque Coari é só buracos. As pessoas bateram muito na gente por causa dessa licitação.


Portal – Mas como o senhor vai pagar esses 35 milhões?


Iram Medeiros – A gente não vai pagar os 35 milhões, tudo será conforme o trabalho, pela medição. A empresa que ganhou a licitação, se fez o trabalho, fez a medição e deu tanto, a gente paga. É assim que a coisa funciona. Existia um círculo vicioso de pessoas em Coari que queriam estar no poder sem trabalhar, mas eu sou filho de Coari e digo que a nossa meta é outra, quero ver a população de Coari feliz, sorrindo. Mas uma meia dúzia de gente que tá insatisfeita é porque a teta secou. Hoje, toda a folha de pagamento de Coari está sendo paga, ninguém vai passar de um mês pro outro pra receber seu salário.

 

Portal – Há quanto tempo os servidores não recebiam seus salários em dia?


Iram Medeiros – Há mais de um ano. Desde quando o Igson Monteiro assumiu, era sempre de um mês pro outro, fez compromisso com o promotor, foi lá no Ministério Público, assinou documento e não respeitou nada e deixou o município numa instabilidade muito grande. Era tanto dinheiro e o prefeito não pagava a folha de pagamento. E aí travava tudo, os servidores ficavam insatisfeitos e os postos de gasolina não forneciam nada, eu conversei com eles e intermediei situações críticas para o município não parar. O meu governo é de responsabilidade. Eu prego pra minha família que a gente não pode ser desonesto com ninguém. Nós temos sido criticados pelos meios de comunicação, mas nós vamos provar com trabalho que as nossas ações são coerentes e sérias. Vejam que a estrada da comunidade Itapéua, fundamental pra ligação da cidade com a zona rural, não estava mais trafegando. Peguei um cidadão que tem umas máquinas lá e já comecei a resolver o problema de Itapéua cuja estrada vai ser asfaltada, se Deus quiser. Fizemos um contrato com uma empresa pra mil carradas de calcário pra ajeitar diversos bairros como Nazaré Pinheiro, Grande Vitória e Liberdade. Quando o asfalto chegar, haverá calcário à vontade. Estamos atentos sobre a infraestrutura necessária para tudo isso e quando as máquinas passarem, os esgotos, as encanações, tudo estará na paz de Deus.

 

“Negociamos uma dívida de quase 36 milhões de reais e baixamos um decreto  exonerando mil

e poucos funcionários, pessoas que não trabalhavam e eram amigas do ex-prefeito

cassado e do prefeito que renunciou.  Isso gerou uma economia de quase 2 milhões.

Uma folha de pagamento  que era de 9 milhões passou a ser de quase 7 milhões."

 

Portal – O senhor já se encontrou com o governador José Melo?


Iram Medeiros – Estivemos com o governador e ele é nosso parceiro, ele vai ajudar Coari. O governador me disse que quando a chuva cessar, vai trabalhar firme em Coari. Vamos fazer uma Escola de Tempo Integral e vamos concluir a construção da tão sonhada ponte do bairro do Pera, que liga esse bairro á cidade. É sonho de muita gente. O governador também já está com uma licitação pronta de mais de 20 milhões de reais pra ajudar Coari com asfalto. O nosso grupo político ajudou o governador José Melo e agora ele está honrando suas promessas de campanha com o nosso município.


Portal
– Há a possibilidade de o segundo colocado nas eleições de 2012, empresário Raimundo Magalhães, assumir a Prefeitura de Coari, por determinação da Justiça Eleitoral. Isso não lhe causa apreensão e não atrapalha as suas ações?

 
Iram Medeiros – Estamos aguardando a Justiça Eleitoral se manifestar, a gente não sabe o que vai acontecer, se o Magalhães vai assumir, se vai ter outra eleição em Coari, ninguém sabe. O Magalhães pode assumir, assim como pode haver uma eleição suplementar em Coari.


Portal – Coari tem quantos servidores hoje entre efetivos e comissionados?


Iram Medeiros – Eram 9 mil servidores ao todo e estamos agora com 6 mil e 200 funcionários entre contratados e concursados.


Portal – Qual é a situação da saúde em Coari?


Iram Medeiros – Há médico ganhando 64 mil reais. Pois nós estamos baixando isso para um teto de 25 mil. Estamos colocando nesse eixo médicos do Nordeste, do Sul, do Centro-Oeste, que queiram trabalhar em Coari por 25 mil reais. Estamos abrindo uma licitação para que essas pessoas venham trabalhar em nosso município. Existe um círculo vicioso de médico ganhar 64 mil, 57 mil, 47 mil, os médicos não têm culpa, eles fizeram parcerias com os gestores passados e tão achando bom. Mas, agora 25 mil será o teto e todos os médicos terão que seguir esse patamar.


Portal – E quanto a educação?


Iram Medeiros – Não tinha merenda escolar, as escolas estavam todas com seus serviços de ar condicionado parados. Consertamos os aparelhos de ar condicionado e a merenda escolar está ficando normal.


Portal – Na Assembleia Legislativa, alguns deputados continuam criticando a administração de Coari, não acreditando que as coisas possam melhorar. Como o senhor está fazendo para resgatar a credibilidade perdida junto ao Parlamento Estadual?


Iram Medeiros – As pessoas não conhecem o nosso trabalho. Vejam que eu fui presidente da Câmara Municipal de Coari de 1995 a 96 e fiz um prédio. Agora, em 72 dias, fiz outro prédio que é nosso orgulho. Eu tenho uma história de começar e terminar as coisas em Coari e é isso que eu vou fazer. Os deputados vão ver que a saúde está funcionando, que a educação está funcionando, eu tenho certeza de que os deputados em breve vão falar bem de Coari.


Portal – Alguns parlamentares acham que o senhor prestigiou uma irmã de Adail Pinheiro e só por isso o senhor merece ser colocado sob suspeição, por contracenar com Adail. O que tem a dizer?

 

 

“Depois da reportagem do Fantástico, as coisas deram uma acalmada, mas ainda há muita  coisa 

a se fazer contra a delinqüência juvenil, contra a prostituição infantil em Coari. Quanto a

redução da maioridade penal, acho que a coisa deve ser como nos Estados

 Unidos, onde se alguém matou, tem que pagar, não importa a idade."


Iram Medeiros – Eu nunca na minha vida apoiei o Adail, não quero saber dele. Nas duas vezes que ele foi candidato a prefeito, eu também fui, e na última eleição apoiei o Raimundo Magalhães, o meu candidato foi o Magalhães. Ocorre que uma das irmãs do Adail é concursada e trabalha na Prefeitura, não tem nenhuma irmã dele assumindo cargo de secretária ou subsecretária. As pessoas devem se informar direito, eu não sou amigo do Adail, não tenho parceria com o Adail. Ele não tem ingerência nenhuma na nossa administração, quem manda no meu governo é Deus e o povo.

 

Portal – Como o senhor está se articulando na esfera federal?


Iram Medeiros – Os deputados federais Átila Lins e Pauderney Avelino são nossos amigos e estão nos ajudando. Estamos inaugurando a Casa do Idoso e a Mamografia que estava parada agora vai funcionar. Vamos fazer uma ação no dia Primeiro de Maio para coletar alimentos não perecíveis para ajudar os desabrigados da enchente. Isso é comprometimento. Na Assembleia Legislativa, também temos apoio do deputado Francisco Gomes e do deputado Josué Neto. Com relação a enchente, nossa Secretaria de Ação Social está fazendo um amplo levantamento para gente ajudar todo mundo. Também na área social estamos ajudando pessoas carentes, que não têm onde morar, estamos nos esforçando para que as pessoas tenham dias melhores.. Estamos combatendo o tráfico de drogas, tentando dar novas perspectivas aos nossos jovens. É uma luta incansável.


Portal – O senhor, que assumiu um município marcado por escândalos de corrupção e pedofilia, é a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos?


Iram Medeiros – A propósito disso, estamos mobilizando os conselhos tutelares. Depois da reportagem do Fantástico, as coisas deram uma acalmada, mas ainda há muita coisa a se fazer contra a delinqüência juvenil, contra a prostituição infantil. Quanto a redução da maioridade penal, a questão é polêmica. No entanto, acho que a coisa deve ser como nos Estados Unidos, onde se alguém matou, tem que pagar, não importa a idade. No Brasil, é um maná, o bandido de idade usa a criança, é só ver programas como Cidade Alerta e Brasil Urgente. Eu me lembro de uma senhora que tinha uma drogaria e um cara de 16 anos a matou na porta do estabelecimento. Esse indivíduo tem que pagar pelos atos dele.


Portal – No início da semana passada, um carro que fazia propaganda institucional da Prefeitura foi incendiado por pessoas que a polícia está investigando. Fale sobre esse episódio.


Iram Medeiros – São pessoas que não gostam de Coari. Contratamos uma pessoa pra anunciar os nossos pagamentos institucionais. Não tivemos tempo ainda pra fazer o nosso calendário e tivemos que anunciar num carro de som. A pessoa foi abordada e lhe disseram que se não parasse o carro seria queimado. O resultado foi que vândalos queimaram o carro do radialista Raimundo Palmeira. A verdade é que estão torcendo para as coisas darem errado no meu governo, mas não vão dar errado, não. Vai dar tudo certo, porque Deus e o povo estão no comando, Deus não dorme. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.