19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
24/11/2014

STF dará prioridade a julgamento de licitações da Petrobras, diz Lewandowski

Foto: Reprodução / Internet

Tribunal deve julgar em breve ação que impede empresa de fechar contratos sem seguir Lei de Licitações, diz o ministro Ricardo Lewandowski

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar em breve uma ação que impede a Petrobras de fechar contratos sem seguir a Lei de Licitações, segundo o presidente da Corte, o ministro Ricardo Lewandowski. O processo chegou ao STF em 2005 e pede a revisão de um decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que permite que a estatal faça contratações por meio de processos simplificados de licitação.

 

— Esse processo teve um pedido de vista de um ministro (do STF). Assim que ele for devolvido, e dentro das possibilidades da pauta, ele terá prioridade para ser julgado pelo plenário do tribunal — disse Lewandowski no inicio da tarde desta segunda-feira, após a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Conciliação, em São Paulo.

 

Ao ser questionado sobre sua opinião sobre o tema, o presidente do STF afirmou que ainda não tem "posição definitiva sobre o assunto". Em setembro de 2008, quando o processo começou a ser julgado pela Primeira Turma do STF, Lewandowski e o então ministro Carlos Alberto Direito, já morto, haviam votado a favor das contratações simplificadas, alegando que isso beneficia a competitividade da estatal. Os ministros Carlos Ayres Britto, já aposentado, e Cármen Lúcia defenderam a aplicação da Lei das Licitações em todas as ocasiões.

 

 STF dará prioridade a julgamento de licitações da Petrobras, diz Lewandowski (Foto: Reprodução / Internet)

 

O julgamento do processo foi interrompido em 2011, por pedido de vistas do ministro Luiz Fux. Semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) cobrou do STF a retomada do julgamento.

 

Lewandowski também foi perguntado sobre sua opinião a respeito do esquema de corrupção envolvendo políticos, empresários e diretores da Petrobras investigado pela Polícia Federal, por meio da operação Lava-Jato, mas optou por não se pronunciar:

 

— Não sou o (ministro) relator (do processo no STF), nem membro do Ministério Público. Como é um processo que corre em segredo de Justiça, nem o presidente do STF tem acesso aos autos — disse.

 

 

Ao falar sobre a Semana de Conciliação, um esforço do Judiciário para resolver conflitos por meio de acordos, sem a necessidade de seguir todo o rito de um processo judicial, o ministro Lewandowski afirmou que soluções consensuais podem ajudar a diminuir o número de processos que são julgados no Brasil e, consequentemente, aumentar a velocidade do Judiciário:

 

— É preciso sair da cultura da litigiosidade e assumirmos uma cultura de paz, de cordialidade. A sociedade pode resolver seus próprios problemas, independente da interferência do Estado nessas questões.

 

Segundo Lewandowski, que também é presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há atualmente, no Brasil, cerca de 100 milhões de processos sendo julgados por cerca de 16,5 mil juízes. Ainda de acordo com ele, a cada 100 ações judiciais, apenas 30 chegam ao seu final e são resolvidas.

 

Fonte: O globo.com.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.