20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
13/01/2015

Serafim Corrêa: “Braga terá problemas enormes, ninguém acredita em mais nenhuma promessa quanto ao fim dos apagões”

Foto: Reprodução / Internet

Ex-prefeito de Manaus e deputado estadual eleito Serafim Corrêa

Nesta entrevista, o economista e deputado estadual eleito Serafim Corrêa (PSB) fala sobre a guerra fiscal que pode ameaçar a ZFM em 2015 e alerta para os desafios que deverão tirar o sono do senador Eduardo Braga à frente do Ministério das Minas e Energia.

 

Por J Taketomi, editor de Política do PORTAL DO ZACARIAS


PORTAL DO ZACARAIS - O Supremo Tribunal Federal pode apreciar, a qualquer momento, a súmula vinculante que declara inconstitucionais os incentivos fiscais concedidos pelos estados sem consentimento do Confaz. Isso é bom ou ruim para a ZFM?

 

Serafim Corrêa - Em princípio, seria bom, mas pode gerar uma grande confusão criando um clima de insegurança jurídica Brasil afora. Disso, obviamente, podem resultar retaliações e aí seria ruim. A tendência é um acordo na esfera do Senado, a fim de evitar a súmula vinculante.

 

Portal - Novas batalhas fiscais serão inevitáveis em 2015?

 

Serafim - Sim, até porque todos os dias mudam as interpretações. No entanto, é melhor aguardar.

 

Portal - Haverá clima para o Congresso encaminhar as reformas política e tributária neste ano? O senhor vê sensibilidade no Governo Federal para tanto?

 

Serafim - O problema é saber quais as são as reformas que queremos. Como ninguém quer perder nada, termina não acontecendo nada. Agora se é para ficar pior do que está, é melhor não ter reforma alguma.

 

Portal - Na sua opinião, quais serão os maiores desafios do novo ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, com relação à Região Norte ? Dá para a gente acreditar que não haverá mais apagões em Manaus?

 

“Hoje o Linhão de Tucurui está levando energia de Manaus, das termoelétricas,

ao invés de trazer. E aqui, como a rede de distribuição ainda não está pronta, a

Amazonas Energia não pode distribuir o que poderia vir de lá para cá”

 

Serafim - Ele terá desafios nacionais enormes – defasagem nos preços da energia e dos combustíveis – e também desafios locais. Torço para que obtenha êxito. O desgaste do setor elétrico do governo é enorme razão pela qual ninguém acredita em mais nenhuma promessa quanto ao fim dos apagões.

 

Portal - O Linhão de Tucuruí, finalmente, resolverá os problemas energéticos do Estado do Amazonas?

 

Serafim - O nosso problema não é de geração, mas de distribuição. Hoje o Linhão de Tucurui está levando energia de Manaus, das termoelétricas, ao invés de trazer. E aqui, como a rede de distribuição ainda não está pronta a Amazonas Energia não pode distribuir o que poderia vir de lá para cá.

 

Portal - A presença de Armando Monteiro no MDIC renova as esperanças da Zona Franca de Manaus em torno de prioridades como mais autonomia para a Suframa, política do PPB decidida em Manaus e melhoria da infraestrutura logística para atender as demandas das empresas do PIM?

 

Serafim - Sim. Ele tem sido ao longo dos tempos um amigo da Zona Franca, mas creio que hoje os maiores problemas estão aqui mesmo. Refiro-me à burocracia que trava a aprovação de novos projetos e a implantação de novas empresas. SUFRAMA, Amazonas Energia, Corpo de Bombeiros, IPAAM e IMPLURB trabalham em ritmo lento, excessivamente burocratizado e com deficiência do número de pessoas quando a economia exige rapidez e solução. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.