18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
26/11/2014

Terremoto de 4,6 graus de magnitude é registrado no Amazonas

Foto: Reprodução / USGS

Ponto laranja no mapa mostra localização do epicentro do terremoto

De acordo com o USGS, o epicentro do tremor ocorreu a 562 km de profundidade, na divisa entre Amazonas, Acre e o Peru.

 

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) registrou um terremoto de 4,6 graus de magnitude no Amazonas na noite desta terça-feira (26). O tremor ocorreu a 222 km da cidade de Eirunepé, na divisa com o Acre e na fronteira com o Peru, às 23h26.

 

De acordo com o USGS, o tremor ocorreu com 562 km de profundidade. O epicentro do terremoto fica no município amazonense localizada a 1.159 quilômetros de Manaus. O município fica próximo também das cidades de Cruzeiro Do Sul, Tarauacá e Feijó, todas no Acre.

 

No dia 7 de maio deste ano, um abalo de 5,1 graus de magnitude foi registrado em Tarauacá, no Acre. O terremoto ocorreu com 559 quilômetros de profundidade e não causou nenhum prejuízo a prédios e casas do município.

 

A explicação científica

 

Localizada em uma área denominada “intraplacas”, a Amazônia está no meio da placa tectônica Sul-Americana. Ao sudoeste está o bloco de Nazca, que por ser mais leve é “engolido” quando a crosta se move, impulsionada pelo magma. Essa colisão resulta na Cordilheira do Andes e explica a sismicidade de regiões como o Acre, sudoeste amazonense e de Rondônia.

 

Fonte: Portal Amazonia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.