20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
27/04/2015

Total de mortos por terremoto no Nepal supera 4 mil; veja!

Foto: Fotos: Athit Perawongmetha / Reuters

Estradas na saída de Katmandu estão cheias, com pessoas levando bebês. OMS faz apelo por doações após caos

Milhares de nepaleses começaram a fugir da capital nesta segunda-feira, aterrorizados após dois dias de fortes tremores e com a escassez de alimentos e de água depois de um terremoto que matou mais de 4 mil pessoas na região. Só no Nepal, o número de óbitos chega a 2.800. Centenas de pessoas morreram nas vizinhas China e Índia.


Um funcionário do Ministério do Interior disse que as autoridades não tinham sido capazes de fazer contato com algumas das áreas mais afetadas no país montanhoso, e que o número de mortos pode chegar a cinco mil.


De acordo com o Centro Nacional de Operações de Emergência, cerca de 7 mil pessoas ficaram feridas. Os feridos e doentes estão também ao relento, pois os hospitais na capital estão superlotados. Do lado de fora da Universidade de Medicina de Katmandu, cirurgiões estão operando em feridos de dentro de uma tenda.


Estradas na saída de Katmandu estavam cheias, com algumas pessoas levando bebês nos braços, tentando subir em ônibus ou pegar carona em carros e caminhões para as planícies. Até 30 mil pessoas estão vivendo em 16 acampamentos ao redor de Katmandu.

 


Vítimas do terremoto recebem tratamento do lado de fora do hospital Dhading (Fotos: Athit Perawongmetha / Reuters)


Enormes filas formaram-se no Aeroporto Internacional de Tribhuvan com turistas e moradores desesperados para pegarem um voo e saírem de Katmandu.


— Estou disposto até mesmo a vender o ouro que eu estou usando para comprar uma passagem, mas não há nada disponível — disse Rama Bahadur, uma mulher indiana que trabalha na capital do Nepal.


Muitos dos um milhão de habitantes de Katmandu têm dormido ao relento desde o terremoto de sábado, ou por que suas casas foram destruídas ou por que ficaram com medo de novos tremores.

 

Foto: Altaf Qadri / AP


— Estamos fugindo — disse da estrada Krishna Muktari, que tem uma pequena mercearia em Katmandu. — Como você pode viver aqui? Eu tenho filhos, eles não correr para fora da casa toda noite.


As autoridades, que apelaram para ajuda internacional, estavam tentando lidar com a escassez de água potável, alimentos e electricidade, bem como com a ameaça de doença. De acordo com a Unicef, cerca de um milhão de crianças nepalesas foram afetadas pelo terremoto.


No alto do Himalaia, centenas de alpinistas estão em um acampamento-base no monte Everest, onde uma enorme avalanche após o terremoto ter matado 22 pessoas no pior desastre registrado na montanha mais alta do mundo.


Países enviam ajuda

 


Soldados nepaleses transportam um homem ferido em uma maca improvisada para um helicóptero da força aérea

indiana que o levará de Trishuli Bazar ao aeroporto de Kathmandu (Foto: Altaf Qadri / AP)


Por conta do tempo aberto na região, helicópteros têm conseguido sobrevoar áreas isoladas em grandes altitudes para entregar ajuda humanitária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 5 milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia. O órgão estimou que é necessário levantar ao menos US$ 5 milhões para prosseguir com suas operações.


O governo indiano já enviou suprimentos médicos e membros de sua equipe de resposta a emergências. A China, por sua vez, enviou outros 60 homens de sua força de emergência. O Paquistão informou que vai enviar quatro aeronaves C-130 equipadas com um hospital de 30 camas, além de equipes de resgate e suprimentos.


Mas muitos ainda dormem ao relento, em tendas improvisadas ou mesmo em manilhas transformadas em abrigos.

 

Centenas de pessoas morreram nas vizinhas China e Índia (Foto: Altaf Qadri / AP)


Um porta-voz do Pentágono informou que um avião militar com 70 pessoas deixou os Estados Unidos no domingo e deve chegar a Katmandu nesta segunda-feira. A Austrália enviará um especialista em resgate em ambientes urbanos, a pedido de Nepal. O Reino Unido, que estima que centenas de seus cidadãos estejam no país, enviou equipes de resgate, suprimentos e remédios.


Muitos aviões não conseguiram pousar no país por conta das várias réplicas do sismo que atingiram a região do aeroporto internacional de Katmandu no domingo.


Entre os estrangeiros mortos, estão quatro americanos, dois franceses, um estoniano, um japonês e um australiano.

 

Fonte: oglobo.globo.com/mundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.