19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
18/01/2017

A crise do sistema prisional e a inútil batalha das notas oficiais

Foto: Reprodução / Internet

 

Desde que ocorreu a chacina entre grupos rivais de criminosos presos condenados, os órgãos encarregados da segurança pública, administração prisional e execução da penal travam um verdadeiro duelo através das famosas notas oficiais longas, com linguagem empolada e que ninguém lê, ou quando lê, não entende direito.

 

Em todas elas, órgão signatário é sempre o melhor e que a culpa é sempre do outro. Nada mais inútil, atrasado e fora de moda.

 


O PORTAL DO ZACARIAS, desde o primeiro momento da matança ocorrida entre os criminosos condenados e presos, vem afirmando que o momento é de união e não de exibição de egos inflados e empáfia funcional.

 

Os presos não são coitadinhos, mas nem por isso merecem ser espancados, humilhados e até mortos, sob a guarda do Estado. Embora eles façam isso com a suas vítimas indefesas aqui do lado de fora.

 

As autoridades, em vez de perder tempo que essas notas oficiais inúteis, deveriam ouvir especialistas na matéria, cobrar diagnóstico da situação e implantar uma verdadeira política penitenciária ao invés de uma política de encarceramento, que lota os presídios caros e ineficientes para punir e ressocializar os criminosos.

 

A melhor forma de tornar a vida do condenado útil é obriga-lo a trabalhar para indenizar a família da vítima e arcar com as suas despesas dentro do presídio, como se faz em países ditos do primeiro mundo.

 

Enquanto a Constituição e a leis brasileiras tratarem o preso como coitadinho e cheio de direitos, continuaremos a assistir a esse tipo de tragédia perfeitamente evitável.

 

Mais trabalho e menos notas oficiais é o que a sociedade brasileira precisa e espera.  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.