28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
21/08/2018

Advocacia-Geral da União se manifesta contra fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela

Foto: Reprodução

O governo do estado tenta conter o fluxo migratório de venezuelanos

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de segunda-feira, 20, uma manifestação contrária ao pedido do governo de Roraima para fechamento temporário da fronteira entre Brasil e Venezuela.


O governo do estado tenta conter o fluxo migratório de venezuelanos, que fogem das crises social, política e econômica do país governado por Nicolás Maduro.


No documento entregue ao Supremo, a AGU explica que além de ineficaz, o fechamento da fronteira é contrário à ordem jurídica nacional e internacional, uma vez que violaria tratados internacionais aos quais o Brasil é signatário.


"No âmbito do Acordo sobre Cooperação Sanitária Fronteiriça [...], não se pode adotar medidas de profilaxia internacional que impliquem o fechamento total de suas respectivas fronteiras", destaca o documento da AGU.

 

Além do fechamento temporário da fronteira, o governo de Roraima pediu ao STF que os imigrantes sejam redistribuídos com os outros 26 estados do país.


O estado pediu, ainda, a instalação de barreira sanitária e de hospital de campanha do Exército exclusivamente para atender às demandas dos imigrantes do país vizinho.


O pedido de Roraima foi protocolado em ação do estado que já tramita no STF, desde abril, sob a relatoria da ministra Rosa Weber.

 


Força Nacional reforça a segurança na fronteira do Brasil com a Venezuela


Veja também

Em busca de alternativas para os venezuelanos, Temer reúne ministros


Tensão


No sábado passado, 18, a cidade de Pacaraima registrou tumulto com atos de violência e destruição em acampamentos de imigrantes venezuelanos.


Diante do episódio, o governo federal decidiu reforçar a segurança no estado com o envio de mais 120 homens da Força Nacional – 31 integrantes já estão em Roraima.

 

A cidade de Pacaraima tem registrado tumulto com atos

de violência e destruição (Fotos: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Um grupo de 60 agentes da Força Nacional chegou a Boa Vista no início da tarde desta segunda-feira (20) para reforçar a segurança em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.