19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
18/09/2018

Advogado é preso por tentativa de suborno e OAB-AM se posiciona contra acusação feita por policiais militares. VEJA VÍDEO

Foto: Divulgação

Advogado (do meio) foi apresentado na delegacia juntamente com os clientes sob acusação de tentativa de suborno

O advogado Evandro Souza Alves, 33, foi preso no final da tarde da última segunda-feira, 17, sob acusação de tentativa de suborno a policiais militares da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).


De acordo com o tenente PM André Paiva, que estava de plantão como supervisor de área no momento em que a tentativa de suborno teria ocorrido, o advogado ofereceu a quantia de R$ 2.500,00 para que dois clientes dele não fossem apresentados no 15º DIP.

 

Os clientes de Evandro haviam sido presos depois de uma denúncia anônima que informava sobre haver 4 elementos em um carro HB 20 na invasão Estrela de David, no bairro Nova Cidade.

 

A PM foi ao local, fez a abordagem e encontrou uma pistola .40 de uso exclusivo da polícia e algumas porções de drogas com os elementos. 

 

Segundo o tenente PM André Paiva, a pistola foi roubada de um policial militar em uma ocorrência que aconteceu há vários dias.

 

OUÇA O ÁUDIO DE UM POLICIAL MILITAR INSTANTES APÓS TER RECEBIDO A PROPOSTA DE SUBORNO POR PARTE DO ADVOGADO:


 

 

 

Carteira da OAB do acusado de oferecer suborno 

 

Outros dois homens que estariam ajudando os clientes do advogado a vender drogas na invasão foram detidos, mas depois de serem inocentados por Wendell e Erielson foram liberados.

 

Os dois do meio foram liberados depois de serem

inocentados por Wendell e Erielson

 

Na sua versão, o tenente PM diz que, após a prisão dos acusados de tráfico e porte ilegal de arma de fogo, foi procurado pelo advogado Evandro Sousa, que lhe ofereceu a quantia em dinheiro em troca da liberação dos seus clientes.


O oficial da PM afirma que disse ao advogado que seria realizado o procedimento normal de flagrante por parte da equipe que efetuou as prisões, mas o advogado insistiu na tentativa de suborno.


O tenente também prestou depoimento no 15º Distrito Integrado de Polícia, e informou que deu voz de prisão ao advogado quando Evandro Souza insistiu em negociar a soltura de forma ilícita de seus clientes e mostrou o dinheiro para ele.


Uma gravação da tentativa de suborno também foi apresentada no 15º DIP.


O advogado foi apresentado no DIP para ser autuado em flagrante delito por tentativa de suborno e seus clientes responderão na Justiça pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, já que a pistola pertence à Polícia Militar do Estado.

 

DELEGADA APLICA PROCEDIMENTO PATRÃO

 

Segundo a delegada titular do 15° DIP, Indra Solane Leal "o advogado foi autuado em flagrante por corrupção ativa e vai ser apresentado na audiência de custodia, como todo flagranteado”, disse.


A delegada ainda ressaltou que “foi feito o procedimento padrão da delegacia, foi feito o flagrante com ele (advogado) acompanhado por um representante da OAB, de acordo com a lei”, afirmou ao PORTAL DO ZACARIAS, lembrando que a audiência de custodia irá acontecer às 14h desta terça-feira.
 


NOTA DA OAB/AM EM DEFESA DO ADVOGADO PRESO

 

"A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-AM e a Associação dos Advogados Criminalistas - ABRACRIM, estão acompanhando a situação do advogado detido durante atividade profissional.

 

Membros e Procuradores de Prerrogativas estão avaliando a situação e desde logo identificaram abusos em desfavor do advogado, assim garantindo os direitos previstos em lei, como a retirada da cela da unidade policial e exposição abusiva e ilegal.

 

A princípio foi identificado fortes indícios de flagrante preparado em retaliação ao comentário de um advogado em desfavor da Polícia Militar.

 

Nenhum ato de desrespeito contra a instituição de Segurança Pública condiz com a classe dos advogados, as boas relações institucionais devem predominar.

 

Contundo, não será admitido abusos por maus policiais militares e a situação contra o advogado induz a flagrante preparado em ato de retaliação.

 

Segundo apuração o advogado não ofereceu nenhum valor para que os acusados (clientes) fossem soltos, mas segundo seu depoimento, informou que foi induzido pelos próprios policiais que ainda armaram filmagem incompleta do ocorrido.

 

Também houve crime de tortura a um motorista da Uber, que após apanhar de um policial foi liberado porque não tinha envolvimento com os demais, momento que advogados identificaram a existência de crime e registraram para apuração de crime de tortura.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Amazonas não vai permitir qualquer atentado a Direitos e Prerrogativas funcionais da advocacia e assegura intransigência e rigidez na apuração de todos os fatos e providências.

 

A atividade da advocacia frequentemente é atacada e desrespeitada, mas a cada ataque haverá ação do Sistema Regional de Prerrogativas em observância a todos os meios legais.

 

 Será submetido ao Conselho Seccional aprovação de ato de Desagravo Público contra os policiais militares pela prática de abuso de autoridade, bem como requisição ao Ministério Público Estadual e Corregedoria Geral da Polícia.

 

A Procuradoria de Prerrogativas vai atuar na ação penal e apurar e tomar todas as providências cabíveis, desde requisição a procedimento disciplinar, afastamento cautelar e exclusão da Polícia Militar.

 

Registramos o respeito da classe dos advogados a instituição da Polícia Militar do Estado do Amazonas que durante o Comando do Coronel Davi Brandão foi promovido atos de estreitamento entre a polícia e a advocacia amazonense.

 

Lamentável a atitude de maus policiais militares que agiram com abuso em conduzir um profissional da advocacia que estava trabalhando para cela policial e praticaram crime de tortura.

 

Sistema Regional de Defesa das Prerrogativas da OAB-AM.

 

Sempre atuante!"

 

VEJA VÍDEO DO TUMULTO NA DELEGACIA DEPOIS DA PRISÃO DO ADVOGADO ! 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.