29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
28/04/2017

Afeganistão: dois militares dos EUA podem ter sido mortos por fogo amigo

Foto: Noorullah Shirzada / AFP

Outro soldado foi ferido em operação que tinha como foco líder do Estado Islâmico

O Pentágono informou nesta sexta-feira que dois membros das forças especiais americanas morreram após possivelmente terem sido atingidos por fogo amigo em uma operação que tinha como alvo o líder do Estado Islâmico no Afeganistão.

 

O porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, disse à imprensa que o Exército estava investigando se os dois militares, mortos na quarta-feira, foram atingidos por tropas americanas ou afegãs que participaram do ataque, e que as mortes parecem ter sido acidentais.

 

Os mortos foram identificados pelo Pentágono como os sargentos Joshua Rodgers, de 22 anos, e Cameron Thomas, de 23. Um terceiro militar foi ferido durante a operação. Davis revelou que o alvo da tropa era Abdul Hasib, considerado o emir do Estado Islâmico no Afeganistão. O Exército americano suspeita que ele foi morto na operação, mas a informação ainda não foi confirmada.

 

Veja também 

Casal é flagrado tendo relações no meio de uma boate, na Rússia

 

A operação começou às 10h30m (horário local) na quarta-feira, perto da fronteira com o Paquistão, e em minutos 50 soldados americanos e 40 afegãos ficaram sob fogo cerrado vindo de múltiplas direções.

 

— Foi durante esses momentos iniciais do ataque que os dois soldados foram atingidos mortalmente. Nós estamos investigando as circunstâncias das mortes. É possível que eles tenham sido atingidos por fogo amigo — disse Davis.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


O combate continuou por três horas, com militantes do Estado Islâmico disparando de um complexo fortificado e de um sistema de túneis. A operação envolveu drones, aviões e helicópteros. O porta-voz informou que o Pentágono acredita que cerca de 35 combatentes do Estado Islâmico foram mortos. As forças americanas e afegãs foram retiradas da área às 3h de quinta-feira.

 

O ramo do Estado Islâmico no Afeganistão, chamado pelo grupo de Província de Khorasan, é suspeito de ter realizado vários ataques contra alvos muçulmanos xiitas. Para autoridades dos EUA, as informações da Inteligência sugerem que o Estado Islâmico está baseado principalmente em Nangarhar e na vizinha província de Kunar. As estimativas de sua força no Afeganistão variam. Os EUA acreditam que o movimento tenha apenas 700 combatentes, mas autoridades afegãs estimam em cerca de 1.500.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.