18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
16/01/2017

Afinal, consumir colágeno ajuda a amenizar a flacidez? Confira

Foto: Reprodução

Não basta apenas ingerir colágeno é necessário estimular a capacidade de síntese dos fibroblastos

O colágeno, por ser a proteína mais abundante do nosso organismo, desempenha diversas funções, inclusive manter a pele jovem. Mas com o tempo o corpo perde gradualmente a capacidade de sintetizar essa proteína. Entre as consequências dessa diminuição está o envelhecimento da pele. Para amenizar esse fato, muitas pessoas recorrem à ingestão de colágeno hidrolisado ou parcialmente hidrolisado (gelatina).

 

Mas será que funciona? O colágeno é produzido pelos fibroblastos que com o tempo vão perdendo sua capacidade de síntese, então para um resultado mais eficaz não basta apenas ingerir colágeno é necessário estimular a capacidade de síntese dos fibroblastos.

 

Uma pesquisa revelou que a vitamina C desempenha um papel importantíssimo nesse processo, por isso fazer uso desse suplemento específico é mais interessante para estimular a produção do colágeno do que o ingerir.

 

Além disso, com o passar dos anos o metabolismo torna-se mais lento e a síntese de aminoácidos não essenciais também já não acontece com a mesma rapidez ou na concentração necessária para manter o vigor do corpo.

 

Sem aminoácidos suficientes o organismo “prioriza” onde eles são mais necessários e algumas regiões como a pele passam a ter importância secundária. Ou seja, os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo com a idade, sendo que, na pele, essas alterações são mais facilmente reconhecidas.

 

Resumindo:

 

Você não precisa tomar colágeno para combater a flacidez. É muito mais eficiente adotar uma alimentação com quantidades adequadas de proteína e gordura, associada ao exercício físico resistido com pesos.

 

O envelhecimento é um processo natural e inevitável para todos os órgãos do corpo. Porém, hábitos saudáveis retardam o aparecimento desses sinais.

 

Metrópolis

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.