28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
22/04/2017

Afinal, quem foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e por que ele tem um feriado?

Foto: Reprodução / Bol

Filho de portugueses, quando tinha apenas 15 anos perdeu ambos os pais

Enquanto que neste momento muitas pessoas estão curtindo o feriado de 21 de abril em todo Brasil, não são muitas que sabem o porquê deste dia e a importância dele para o país. Afinal, quem foi Tiradentes?

 

Tiradentes, ou Joaquim José da Silva Xavier, basicamente é personagem de uma complexa história relacionada à Inconfidência Mineira. Tido como herói nacional, ele foi um dentista, minerador, militar e ativista político que nasceu em 12 de novembro de 1746 e morreu em 21 em abril de 1792, na Fazenda do Pombal (atual Ritápolis), em Minas Gerais.

 

Veja também

Considerados símbolo de amor, corpos abraçados em Pompeia eram de dois homens, segundo estudo

 

Nesta época, o Brasil ainda era governado pela corte portuguesa, e embora viesse a se tornar um ativista, a princípio ele sequer gostava de política.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Filho de portugueses, quando tinha apenas 15 anos perdeu ambos os pais. Sob a tutela de seu tio, um cirurgião dentista, ele aprendeu a profissão, embora oficialmente fosse considerado um tropeiro, minerador e militar.

 

Participação na Inconfidência Mineira

 

Mas, foi como minerador que ele começou a se interessar pela política, quando viu que a corte portuguesa não fazia muito bem aos brasileiros. Devido à queda na atividade mineradora, a Coroa criou um sistema de impostos chamado Derrama, que cobrava preços abusivos para garantir as receitas do Quinto, uma espécie de imposto cobrado por Portugal de suas colônias.

 

 

Logo, e porque ficou revoltado com essa situação, ajudou a articular um grupo que lutasse contra esse tipo de abuso. Esse movimento, que tinha intenções separatistas, uma vez que queria libertar a capitania das Minas Gerais do Estado do Brasil, e consequentemente da coroa portuguesa, ficou conhecido como Inconfidência Mineira.

 

O fato é que no meio de seu grupo havia um delator, que denunciou a revolta ao governo. Então, dia antes de um ato público, muitos dos ativistas do grupo foram presos. E, embora o herói Tiradentes tivesse conseguido liberar alguns deles, a ação resultou em sua condenação à morte.

 

Então, em 1792, quando já estava com 45 anos e prestes a receber seu destino imposto pela Coroa, percorreu as ruas do Rio de Janeiro em direção ao seu local de execução. Os habitantes da região foram em peso acompanhar o evento, que foi marcado por discursos e fanfarras a favor dos governantes portugueses. A ideia deles era que as pessoas ficassem cientes do que aconteceria no caso de revoltas contra o Coroa.

 

Tiradentes então foi enforcado e posteriormente esquartejado para que seus restos mortais fossem exibidos em diferentes vias públicas.

 

Homenagens

 

Fotos: Reprodução / Bol

 

No entanto, o que originalmente foi tido como um processo de intimidação, eventualmente se tornou motivo de inspiração para outras revoltas. Tiradentes logo se tornou um herói nacional e o dia de sua execução, em 21 de abril, se tornou motivo de feriado – embora este só tenha sido promulgado em 1965.



Enquanto essa é apenas uma das muitas homenagens que recebeu após a morte, outra especialmente relevante foi registrada em 1992, quando seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

 

Terra / Bol / Resumo Escolar / Jornal Ciência 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.