23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
30/08/2018

Agentes de limpeza da Prefeitura sensibilizam população para evitar lixeiras viciadas

Foto: Divulgação / Semulsp

A coleta domiciliar acontece todos os dias no segundo turno, entre às 14h e 22h

De janeiro a julho deste ano, mais de 66 mil pessoas já foram alcançadas pelo trabalho de conscientização da Prefeitura de Manaus, pelos agentes de limpeza que percorrem bairros, feiras, empresas, conjuntos residenciais, órgãos públicos e comunidades espalhadas pela capital amazonense.

 

No primeiro semestre, 430 ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), tendo como principal foco o combate às lixeiras viciadas.


Dentro dessa programação, durante esta semana, as equipes de conscientização percorreram ruas dos bairros Alvorada, Nova Esperança e conjunto Santos Dumont, na Redenção, Zona Centro-Oeste; Santa Etelvina, Novo Israel, Monte das Oliveiras e Cidade Nova, Zona Norte; conjunto João Bosco, no São José 1, Zona Leste; feira livre do Porto da Ceasa e Petrópolis, Zona Sul, conversando com a população porta a porta.

 

Veja também 

Obras de verão levam melhorias e qualidade de vida aos moradores da Zona Leste


Conforme a coordenadora de uma das equipes, Priscila Pontes, a sensibilização dá resultados concretos e está ajudando a mudar o comportamento do cidadão. “É um trabalho de longo prazo. Depois de seis anos trabalhando todos os dias porta a porta, já conseguimos ver o resultado, tanto na coleta seletiva quanto na recepção das equipes nas residências”, comentou.


A dona de casa Fausta Antunes, moradora da rua Comandante Eyner de Encarnação, no Santos Dumont, recebeu as equipes e tirou dúvidas sobre o horário da passagem do carro coletor. “Saber o horário da coleta ajuda a não deixarmos o lixo exposto muito tempo. Agora vou adequar para tentar manter a rua mais limpa”, ressaltou, lembrando que participa de coleta seletiva, doando seu material separado e dispondo na frente de casa toda quarta-feira, quando passa a coleta seletiva.


A também moradora do conjunto Santos Dumont, Ezilda Oliveira, aproveitou a presença da Semulsp para buscar orientação sobre os materiais recicláveis. “Agora sei que posso enviar para a coleta seletiva caixas de papelão, papéis, livros, garrafas pet, caixinhas tetra-pack, latinhas e jornais”, pontuou.


No conjunto Santos Dumont, os carros da coleta domiciliar passam todos os dias no segundo turno, ou seja, entre às 14h e 22h. Já a coleta seletiva acontece toda quarta-feira, sempre pela manhã.


Petrópolis


Já no bairro Petrópolis, onde as ações mobilizam uma segunda equipe, o trabalho é focado no combate a lixeiras viciadas. Nesse sentido, 12 ruas e 6 becos vem sendo percorridos, desde quarta-feira, 29/8, até a manhã desta quinta-feira, 30, com três lixeiras viciadas detectadas. “Aqui temos muitos problemas com lixeiras viciadas. Não tem jeito. A prefeitura limpa, mas voltam a colocar lixo no lugar errado”, conta a moradora da rua da Amizade, Débora Souza dos Santos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


No local, as equipes estão fazendo um diagnóstico de cada caso, para tentar propor soluções e buscar sanar o problema de vez. “Além da limpeza do local, a Semulsp sempre visa propor uma solução definitiva. Seja implantando um jardim ou lixeira comunitária, seja deslocando um fiscal de ponto para punir os envolvidos”, explicou Fábio Araújo, coordenador do serviço da Semulsp.


No bairro Petrópolis, a coleta domiciliar acontece todos os dias no segundo turno, entre às 14h e 22h. Por dia, as equipes de conscientização percorrem em média 20 ruas e falam com, aproximadamente, 400 pessoas.


Balanço


Em 2 mil dias de gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, mais de 400 mil pessoas receberam a visitação dessas equipes. Por mês, aproximadamente, 8 mil pessoas são alcançadas pelo trabalho de sensibilização, que vem percorrendo toda a cidade levando a mensagem de preservação e cuidados com os logradouros, praças e igarapés.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.