19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
24/04/2017

Aleam inicia treinamento para auditor interno da norma ISO 9001:2008

Foto: Reprodução

O treinamento teve início na manhã desta segunda-feira (24)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio Diretoria de Planejamento e Modernização, deu início ao curso de Auditoria Interna da Norma ISO 9001:2008, para servidores da Aleam.

 

O treinamento teve início na manhã desta segunda-feira (24) e está sendo realizado na Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Durante o curso, os servidores vão desenvolver as habilidades necessárias para realizar auditorias internas.

 

Segundo o professor do curso, Heitor Augusto Santos de Alencar, que também é auditor em Qualidade e Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, a intenção é qualificar servidores que vão atuar como auditores internos na Assembleia Legislativa. “A Casa Legislativa está se adequando às normas ISO 9001:2008 para melhor atender a sociedade e os auditores internos terão um trabalho importante nesse contexto, elaborando planos de auditorias e supervisionando os setores que irão auditar”, explicou.

 

Sobre o conteúdo do curso, Heitor adiantou que será trabalhada a norma 19.011, que regulamenta o rito da auditoria interna, além de reforçar a interpretação da norma ISO 9001:2008. “Queremos formar três turmas de auditores internos, para posteriormente filtrar os servidores que vão trabalhar nesse processo”, disse ele.

 

O certificado da ISO 9001 tem validade de três anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado e a cada seis meses o sistema é auditado para verificar se ele continua atendendo aos requisitos da norma. “O certificado pode não ser revalidado se a instituição deixar de cumprir os requisitos, por isso a importância de ter um auditor interno acompanhando os setores e verificando o cumprimento contínuo destes requisitos”, ressaltou o professor.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.