Notícias

Compartilhar Imprimir

Internacional

15/04/2018

Último submarino dos nazistas é encontrado na Dinamarca

Compartilhar:

Foto: Wikimedia Commons

O U-3523 era o submarino mais moderno da frota alemã e suspeita-se que poderia estar sendo usado na fuga de nazistas para a América do Sul

O último submarino alemão afundado em batalha na Segunda Guerra Mundial foi localizado no Mar do Norte, perto da cidade de Skagen, na costa da Noruega.

 

A embarcação, considerada a mais moderna no mundo na época, poderia estar em uso por oficiais nazistas que tentavam fugir da Europa após a derrota da Alemanha.

 

O U-3523 fazia parte da chamada Série XXI e tinha autonomia para atravessar o oceano Atlântico e chegar à América do Sul, se necessário.

 

Veja também
 

 

Os pesquisadores ainda não sabem, no entanto, quem estava dentro do submarino em sua última viagem, nem qual seria o destino.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Tecnologia

 

A descoberta foi feita pelo Museu de Guerra Marítima de Jutland, na Dinamarca, que nos últimos anos vem mapeando o fundo do Mar do Norte e já localizou centenas de embarcações naufragadas, entre elas nove submarinos alemães e três britânicos.

 

"Esse era um submarino de guerra muito especial. Foi o mais moderno que os alemães construíram durante a guerra. Era muito moderno e estava à frente de seu tempo. Somente dois dos 118 que foram encomendados pelo comando nazista entraram em serviço", contou o diretor do museu de Jutland, Gert Normann Andersen, à agência de notícias Ritzau, da Dinamarca.

 

O U-3523 tinha seis tubos de lançamento de torpedos, mas seu principal equipamento eram os motores: dois a diesel, dois elétricos sem silenciamento e dois elétricos e silenciosos.

 

Com esses últimos, o submarino podia percorrer mais de 600 quilômetros enquanto estava submerso, sem ser detectado por sonares.

 

A embarcação tinha 76,7 metros de comprimento e, graças aos propulsores, conseguia uma velocidade máxima de 15,5 nós (28,9 km/h) na superfície e 17,2 nós (31,9 km/h) quando estava debaixo d'água.

 

Fuga

 

De acordo com Andersen, o submarino estava sendo usado para treinamentos no Mar do Norte, entre as costas da Noruega e da Dinamarca, no início de maio de 1945.

 

"Quando a guerra acabou, alguém decidiu usá-lo para fugir", explicou o diretor. "Quem estava fugindo, por quê e para onde, ninguém sabe".

 

Rumores que circulam desde o fim da guerra dizem que altos oficiais nazistas usaram submarinos para escapar dos Aliados, no fim da segunda guerra, carregando fortunas em ouro e obras de arte. Vários deles foram localizados na América do Sul nas décadas seguintes.

 

Destino final

 

O U-3523 foi afundado no dia 6 de maio de 1945, atingido por um avião bombardeiro britânico L-24. No dia anterior, os Aliados liberaram a Dinamarca do domínio nazista. A rendição da Alemanha foi assinada em 8 de maio, encerrando a guerra na Europa.

 

Segundo Andersen, os restos do submarino foram encontrados em uma posição 'estranha', com a frente da embarcação enterrada em um banco de areia, num ângulo de 120 graus.

 

O museu afirmou que, pelo menos por enquanto, não existem planos para retirar a embarcação naufragada, que está 123 metros abaixo da superfície, de dentro do Mar do Norte. 

 

 

R7

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2018. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.