18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
19/02/2018

Alto nível de dióxido de carbono está derretendo criaturas marinhas na Escócia

Foto: Reprodução / Universidade de Glasgow

Estudo detectou fenômeno apelidado de “gêmeo maligno do aquecimento global”, responsável por dissolução de rede de algas, peixes e estrelas do mar

Diferentes criaturas marinhas estão sendo mortas e dissolvidas pela poluição, segundo novo estudo realizado por cientistas.

 

De acordo com estudo da Universidade Heriot-Watt e Universidade de Glasgow, os altos níveis de dióxido de carbono na água têm causado danos irreparáveis ao ecossistema marinho, uma vez que, literalmente, estão derretendo estrelas do mar e outros tipos de vida dos oceanos.

 

O experimento ocorreu em Loch Sween, na costa Oeste da Escócia, onde os estudiosos passaram quatro dias medindo a resposta das águas à exposição a curto prazo ao dióxido de carbono. Com o procedimento, foi identificada uma acidez fora do normal no oceano, devido a um fenômeno apelidado de “gêmeo maligno do aquecimento global”, o que está destruindo a rede de organismos calcificados e criaturas marinhas , como algas coralline e estrelas do mar.

 

Veja também 

Puma do leste é declarado extinto após oito décadas sem ser visto

 

"Detectamos uma mudança rápida e de nível comunitário em relação à dissolução da rede, é como uma forte inundação de dióxido de carbono. Depois de coletarmos material para análises, também descobrimos que a recuperação/purificação da água é extremamente lenta, o que nos preocupa por conta da frequência que o fenômeno está ocorrendo. Não se sabe se outras redes conseguiram se recuperar de diversos eventos como esse”, afirmou o pesquisador da Universidade Heriot-Watt, Heidi Burdett, ao jornal Metro .

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Ecossistemas e medidas

 

A pesquisa mostrou que os ecossistemas de algas coralline, também conhecidas como algas calcárias ou crostosas, podem ser encontrados em todos os oceanos costeiros do mundo e são particularmente comuns na região oeste da Escócia. Segundo Burdett, a destruição dessa rede em específico não foi uma surpresa, por ser altamente calcificada e consequentemente sensível ao dióxido de carbono.

 

Com valores ecológico e econômico significativos, na Escócia, esses ecossistemas costumam ser utilizados como viveiros para captura de peixes vendidos a custo elevado, o que, para a equipe de estudiosos, é mais um motivo para que autoridades ambientais se mobilizem.

 

"Caso uma autoridade local ou agência governamental esteja escolhendo uma nova localização para o cultivo de peixes e outras criaturas marinhas, é importante que sejam cautelosos e que pensem nesses ecossistemas como um todo, e não em um grupo específico. É fundamentar pensar como o coletivo pode ser afetado com tal mudança para que os danos não sejam ainda maiores”, concluiu.

 

Último Segundo / iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.