19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
25/03/2019

Álvaro Campelo quer garantir que ‘Lei de Cotas para Deficientes’ seja cumprida

Foto: Divulgação

Deputado Álvaro Campelo

Com a criação da Lei de Cotas para a pessoa com deficiência em 1991, empresas com 100 ou mais colaboradores são obrigadas a preencher de 2% a 5% de suas vagas com pessoas com deficiência (PCDs).


Em decorrência das denúncias que têm chegado à Assembleia Legislativa, de que esta lei está sendo descumprida, o deputado Álvaro Campelo (PP), reuniu na manhã desta segunda-feira (25), com o Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Jorsinei Dourado, em busca de medidas urgentes para o problema.

 

A função da Lei de Cotas é clara: incluir cidadãos com deficiências físicas, intelectuais, auditivas e visuais, na lista de pessoas que trabalham, ganham salário, sustentam suas famílias, consomem produtos, contratam serviços e, consequentemente, movimentam a economia no Estado.

 

Veja também

Josué Neto cobra providências sobre atraso do ano letivo em escola de Iranduba

Segundo Álvaro Campelo, a visita ao Procurador do Trabalho, tem por objetivo firmar uma parceria para que seja garantido o direito de acesso das pessoas com deficiência às vagas ofertadas no mercado de trabalho. “A ideia é fazer um trabalho conjunto do MPT, Sine Amazonas e Assembleia Legislativa, para que tenhamos uma semana dedicada às pessoas com deficiência, que ainda não tiveram oportunidade de apresentar os seus currículos e, através do órgão recrutador, encaminhar para as empresas do Distrito e comércio”, disse Campelo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter

 

Apesar de a Lei de Cotas ser uma obrigação para as empresas, ela também funciona como um incentivo para a contratação de PcD's. Dados de 2018 mostram que, apesar do desemprego em geral ter atingido 8,9% dos trabalhadores brasileiros, o número de PCD's contratados seguiu o sentido oposto, crescendo apenas 5,8%, mostrando que, na prática, a lei funciona como uma porta de entrada para a processo de inclusão nas empresas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.