29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
05/12/2017

Amazonas vai ganhar nova Universidade Federal, garante Belarmino Lins

Foto: Reprodução

Deputado estadual Belarmino Lins

De acordo com o deputado estadual Belarmino Lins (PROS), avançam as tratativas para que o Ministério da Educação (MEC) anuncie em breve a criação e implantação de uma nova universidade federal no Estado do Amazonas. “Estamos muito otimistas com essa possibilidade, resultado de uma antiga luta nossa na Assembleia Legislativa”, diz o parlamentar.


Conforme Belão, informações importantes a respeito das tratativas em Brasília foram repassadas pelo professor Edmilson Bruno da Silveira, assessor especial da UFAM, por ocasião do I Seminário Municipalista da Aleam (SAM) realizado no último dia 29. Bruno confirmou o adiantamento dos acertos entre o MEC e a UFAM em torno da questão.


Em 2008, quando exercia a presidência do Poder Legislativo Estadual, Belão desencadeou um grande movimento político pela criação da Universidade Federal do Alto Solimões. Em junho de 2011 voltou à carga enviando uma indicação a então presidente Dilma Rousseff insistindo na luta.

Veja também

Presidente do TJAM suspende liminar que trata de cirurgias eletivas e atendimento ambulatorial realizado por ortopedistas


Como ele mesmo conta, “enquanto nossa luta corria a UFAM desenvolvia estudos que convenceram o MEC a abraçar de vez a nossa proposta e ampliá-la criando agora um novo centro federal de ensino superior no nosso Estado que não apenas vai envolver os nove municípios do Alto Solimões, como também alcançar a calha do Juruá, somando 21 municípios”.

 
 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.
 

A nova universidade, segundo o deputado, se chamará Universidade Federal Pan Amazônica (UFPAN) ou Universidade Federal da Fronteira Norte (UFFN). “A questão da nomenclatura é com o MEC”, afirmou ele ao Portal do Zacarias. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.