19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
16/08/2017

Amizade com ex? Veja o que a ciência lala sobre isso!

Foto: Reprodução

Amizade com o ex tem se tornado um fenômeno cada vez maior na sociedade atual.

Rebecca Griffith, aluna de mestre em psicologia da Universidade do Kansas, nos EUA, divulgou um estudo em que mostra que a amizade com o ex tem se tornado um fenômeno cada vez maior na sociedade atual.

 

Estudos anteriores mostravam que até 60% dos ex-casais conseguiam manter uma relação de amizade após o término. Porém, isso nem sempre pode ser benéfico, e os motivos para a manutenção do contato precisam ficar bem claros.

 

Depois de aplicar questionários em quase 500 mulheres e 400 homens, Rebecca chegou à conclusão de que são quatro os principais motivos para a continuidade dessa amizade.

 

Veja também 
 
Você sabia que esta 'fera' engole um homem? Fotos provam que é verdade. Veja!
 

O primeiro é a segurança de ter alguém com quem você criou um vínculo afetivo, principalmente na hora de ouvir conselhos ou ter um apoio emocional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A segunda razão é a praticidade, principalmente se o relacionamento tiver alguma dependência financeira ou a existência de filhos. O terceiro motivo é a civilidade: muitos não querem magoar o outro com um término definitivo que inclui também o fim da amizade.

 

O problema está no quarto e último motivo: a esperança de um retorno e da continuidade do romance falido. Curiosamente, o estudo mostrou que essas amizades “de interesse” costumam durar mais tempo após o término do envolvimento amoroso entre ambas as partes.

 

Ex-casais que mantêm a amizade por causa dos filhos

possuem mais chances de dar certo

 

Porém, essas relações costumam envolver ciúmes e depressão, principalmente por quem ainda tem sentimentos amorosos.

 

Isso não ocorre com amizade por civilidade ou praticidade: essas costumam ter um caráter mais positivo, de acordo com o estudo de Rebecca, e duram um bom tempo.

 

Já quando o motivo é a segurança, a tendência é que essa seja uma relação saudável, ainda que sem previsibilidade da duração.

 

A pesquisadora conclui que o ideal é manter a relação com o ex apenas se os motivos não forem emocionais (civilidade e praticidade), porque quando eles estão envolvidos (em relações de segurança ou desejos românticos), a tendência é que uma ou as duas pessoas envolvidas acabe aumentando ainda mais os problemas. 

 

O principal é ter respeito por si mesmo e pelo outro; afinal, amizades

com ex são totalmente possíveis.( Fotos: Reprodução )

 

Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.