29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
17/06/2019

Análise: Uruguai abre o jogo pelas pontas, ganha movimentação e apresenta variações em campo

Foto: Reprodução

Sem mudar as peças, Óscar Tabárez coloca jogadores para circular pelas pontas, atropela adversário e sai do Mineirão com status de favorito na Copa América

Se chegou como um dos favoritos ao título da Copa América, o Uruguai mostrou neste domingo que não veio mesmo para brincadeira ao Brasil. Atropelou o Equador por 4 a 0, claro, um rival de nível inferior.

 

Mas afastou qualquer tensão pela estreia, mostrou um jogo coletivo muito bom, e com peças importantes para deixar o time em alto nível. Destaque para Cavani, Suárez e Lodeiro. Jogadas pelos lados do campo foram os destaques.

 

Com um sistema de jogo 4-4-2, o técnico Óscar Tabárez parece aprimorar seus conceitos com o tempo. O time, com uma base formada há anos, não perdeu em momento algum a sua essência de apertar na marcação e sair rápido para o ataque. Para isso, boas válvulas de escape como Vecino e Nández, além da grande movimentação de Lodeiro. Mas numa versão mais moderna, os meias e os atacantes passaram a jogar mais abertos, deixando os equatorianos perdidos.

 

Veja também

Fracasso de público, sucesso de renda: venda de ingressos abre primeira crise na Copa América

Em Copa marcada pela luta contra a discriminação, Marta sobe tom ao pedir por igualdade

 

Gol Cavani Uruguai x Equador â?? Foto: Wander Roberto/CA 2019

 

O ex-jogador do Botafogo Lodeiro ganhou a disputa com o flamenguista Arrascaeta justamente por taticamente respeitar mais as ideias de jogo de Óscar Tabárez. Ocupou o lado esquerdo do campo, mas fechou também pelo meio e, algo que é fundamental para a equipe, voltou até a defesa para marcar.

 

Com duas de linhas de quatro jogadores próximas, o ataque precisou, e teve, muita movimentação. Suárez e Cavani passaram o tempo todo abrindo o jogo, puxando a marcação, dando opções para seus companheiros. Eles carregaram sempre, pelo menos, dois marcadores. Com isso, as pontas ficaram livres. Cáceres e Laxalt foram ao ataque com frequência. Um jogo coletivo que será difícil de ser superado.

 

- Este é um dos princípios de ataque, ampliar espaços, procurar onde dá para jogar a bola. Não necessariamente com dois pontas fixos e um 9, Hoje (domingo) a gente fez, mas, os jogadores são muito experientes, mudaram de posição - apontou o Maestro Tabárez.

 

Fotos: Wander Roberto/CA 2019

 

Se o sistema no desenho é o 4-4-2, o Uruguai mostra que no plano tático oferece inúmeras variações durante a partida. Cavani pelas pontas, na área, carregando a bola. Lodeiro fazendo passagem pela esquerda, Nández pela direita.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Para tornar ainda melhor o estilo de jogo uruguaio, falta um toque um pouco mais refinado no meio de campo, algo que poderia ser feito por Arrascaeta. Mas aí vem a pergunta: quem sai nesse time do Uruguai para a entrada do meia? O próximo capítulo vamos ver na próxima quinta-feira contra o Japão, em Porto Alegre.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.