24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
31/08/2015

Ao contrário do que Artur diz, Hissa Abrahão garante que Manaus já recebeu muito dinheiro do governo federal

Foto: Reprodução / Internet

Vice-presidente da CPI dos Fundos de Pensão no primeiro mandato de deputado federal, Hissa surpreende

Para os que tinham o seu nome como certo na corrida eleitoral majoritária de 2016, o deputado federal Hissa Abrahão surpreende nesta entrevista ao PORTAL DO ZACARIAS: “Não tenho essa pretensão”. Ele garante que Manaus já recebeu muito dinheiro do Governo Federal, fala da CPI dos Fundos de Pensão, da fusão PPS/PSB e enfatiza sua preocupação com a sobrevivência da ZFM. “Já protocolizei uma PEC (114/20145) que vai dar mais segurança jurídica ao Polo Industrial de Manaus”. Confira a entrevista.


Por J Taketomi, editor de Política do PORTAL DO ZACARIAS


PORTAL DO ZACARIAS - O senhor é vice-presidente da CPI dos Fundos de Pensão. Como avalia as investigações sobre os desvios de fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos?


Deputado federal Hissa Abrahão - A CPI dos Fundos de Pensão ainda está na fase inicial. Estamos convidando várias pessoas envolvidas direta e indiretamente com os Fundos. Ao passar das sessões vamos avançando, traçando estratégias investigativas, buscando a apuração se houve ilícitos ou não, nas entidades alvo desta CPI.


Portal - Há quem diga que as investigações sobre os fundos de pensão poderão desnudar um esquema bilionário de desvio de recursos públicos acima do que se desnudou com o mensalão e o petrolão. É isso mesmo?


Hissa - O montante que nos foi informado das perdas dos Fundos nos assustou. Para se ter ideia, os valores informados por assegurados da Funcef (Fundo da Caixa Econômica Federal) aproximam-se dos 10 bilhões de reais. É muito dinheiro. E se houve ações criminosas por parte de alguém, faremos de tudo para chegarmos aos responsáveis. No Postalis, segundo os próprios beneficiários dos Correios, o rombo está em torno de 5 bilhões de reais. É o futuro de muita gente que está sem esperança e pode ficar sem o retorno investido na principal fase da vida.


Portal - A crise moral vivida pelo Brasil, com tantos escândalos de corrupção, tem data para acabar ou apenas estamos no início de uma série de icibergs com os fundos de pensão e os desvios do BNDES?

 

"A crise moral que vemos hoje pode, sim, ser apenas a ponta do iceberg.

Estamos vendo poderosos sendo condenados pela Justiça e nossa

missão é vigiar com responsabilidade e proteger o recurso público."

 

Hissa - A crise moral que vemos hoje pode, sim, ser apenas a ponta do iceberg. Mas precisamos ir além de apenas apurarmos. Devemos achar os responsáveis e puni-los e extirpar esse mal de uma vez por todas. Estamos vendo poderosos sendo condenados pela Justiça e nossa missão é vigiar com responsabilidade e proteger o recurso público.


Portal - A Assembleia Legislativa do Amazonas, juntamente com outras instituições legislativas do País, empreendem um movimento para garantir mudanças na Constituição que possam dar praticidade a propostas que o Congresso Nacional aprove e que tirem da bancarrota estados e municípios. O que acha do movimento?


Hissa - Assim como a Câmara Federal, as Assembleias Legislativas também representam o povo. É totalmente legítima a manifestação, o que fortalece a democracia. No entanto, faz-se necessária a observância das competências de cada ente para que o povo não saia prejudicado. Mas mudanças legislativas são necessárias. O exemplo disso é a partilha da arrecadação. Os Estados e Municípios já não sobrevivem com o que recebem do Governo Federal. É preciso um realinhamento das reais necessidades, e responsabilidades de cada ente federativo.


Portal - O senhor é candidato a prefeito de Manaus em 2016?


Hissa - Não tenho essa pretensão.

 

Portal - O PPS e o PSB não vão mais se fundir ? Como seria essa união no Amazonas?


Hissa - Foi acordado entre o PPS e o PSB um tempo para que se possa avaliar a fusão. Prazo este que ficou para depois das eleições municipais. O que não impede as alianças para o pleito de 2016, ate porque, no Amazonas, a fusão seria uma boa, pois tenho muita admiração pelo trabalho e um carinho especial pelo deputado estadual Serafim Corrêa e pelo atuante vereador Marcelo Serafim. Sempre militamos com a mesma ideologia e a fusão nos daria robustez partidária.

 

"Manaus já recebeu este ano mais de R$ 566 milhões de recursos federais,

que são aplicados em convênios, infraestrura, etc. O que falta é resgatar

o vigor administrativo e aplicar melhor o recurso público."

 

Portal - Dá para acreditar que o Governo Federal vá liberar recursos consideráveis à Manaus em tempos de ajuste fiscal e de crise financeira ? Como o senhor analisa o comportamento do Governo Federal nesse sentido?


Hissa - De acordo com o Portal Transparência Brasil, Manaus já recebeu este ano mais de R$ 566 milhões de recursos federais, que são aplicados em convênios, infraestrura, etc. O que falta é resgatar o vigor administrativo e aplicar melhor o recurso público, basta relembrar o dinamismo da Secretaria de Obras em 2013 e os desastres nos dias atuais, é só andar na cidade para confirmar o que estou falando.

 

Portal – Analise o comportamento da bancada do Estado em relação ao “relatório-jabuti” da senadora Gleisi Hoffmann sobre a Medida Provisória nº 675/2015 que queria tributar pesadamente a indústria de bebidas da Zona Franca de Manaus?


Hissa - Falar em nome da bancada é delicado, uma vez que não possuo autorização dos membros para isso. Mas falo em meu nome. Fui à audiência com o ministro da Indústria e Comércio para tratar da Zona Franca de Manaus. Já propus aqui na Câmara a criação do Fundo da Zona Franca, onde queremos que os impostos pagos pelos empresários da Zona Franca não saiam para outros fins. Para se ter uma ideia, o Amazonas é um dos estados que mais repassam para a União, recebendo menos em benefícios. Qualquer movimentação que se pretenda aumentar a carga tributária será rejeitada por mim. Não só na Zona Franca, mas em todo país, não aguentamos mais tantos impostos, quanto a Medida Provisória 675 que iria contra os interesses das indústrias de concentrados e bebidas da Zona Franca. Não medimos esforços também para barrar essa medida. Aliás, já protocolizei uma PEC (114/20145) que vai dar mais segurança jurídica ao Polo Industrial de Manaus.

 

Portal - Depois da prorrogação da ZFM, não se viu mais nada positivo da parte do governo Dilma em relação ao parque industrial amazonense. O modelo ZFM chegou ao esgotamento e por isso Dilma não liga mais para ele?


Hissa - Uma das medidas urgentes para a ZFM seria o reajuste salarial dos funcionários da Suframa que estão com seus vencimentos defasados há quase uma década, estou cobrando semanalmente.


Portal - Por que a nomeação da deputada Rebecca Garcia para a Suframa empacou? Que prejuízos podem ainda advir às atividades do PIM em função desse problema?


Hissa – Parece-me que a presidente Dilma está segurando várias nomeações de entidades diretas do Governo Federal, isso e um descaso com o Estado do Amazonas. Nunca a Suframa ficou com um comando interino por tanto tempo. A ex-deputada Rebecca é talentosa, apesar de toda a crise que ela vai enfrentar se assumir.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.