23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
04/06/2019

‘OPINIÃO DO PORTAL DO ZACARIAS’: Rebeliões, fugas e mortes nos presídios brasileiros são consequências anunciadas da falência da pena de prisão em massa e da privatização do sistema

Foto: Reprodução

 Nem precisa ser especialista em direito nem em administração penitenciária para se constatar que a crise por que passa o sistema penitenciário brasileiro decorre da inutilidade da pena de prisão em massa cujo alvo principal são os pequenos traficantes de entorpecentes, autores de roubos e pequenos furtos, homicidas ocasionais, estupradores e membros de facções criminosas que agem dentro de fora dos presídios.

 

A pena de prisão como retribuição pelo mal praticado pelo criminoso é relativamente recente nos países democráticos. Mesmo assim, o Brasil ocupa a quarta posição no ranque mundial no quesito população carcerária, só perdendo para os Estados Unidos, China e Rússia.

 

As cadeias brasileiras são verdadeiras masmorras medievais e jamais conseguiram recuperar nenhum criminoso. Funcionam como verdadeiras universidades do crime, e os apenados saem do sistema pior do que quando entraram.

 

Assunto relacionado

IMAGENS FORTES! Rebelião sangrenta neste domingo no 'fechado' do complexo penitenciário Anísio Jobim. Seap confirma mortes de 15 detentos

 

IMAGENS FORTES! Detentos mortos na rebelião de domingo no Compaj eram traficantes e assaltantes, segundo a Seap. VEJA LISTA COM CRIMES COMETIDOS PELA MAIORIA

 

IMAGENS FORTES! Vídeos e fotos mostram criminosos exibindo cabeça humana e queimando e abrindo corpos durante rebelião em presídio no Estado do Pará. VEJA, SE TIVER CORAGEM

 

No Estado do Amazonas não é diferente. A superlotação, as condições insalubres, a falta de assistência jurídica, médica, e, principalmente, a falta de ocupação e profissionalização no interior do cárcere, torna o interno presa fácil nas mãos das organizações criminosas que atuam dentro e fora das cadeias e penitenciárias.

 

Os dirigentes das quadrilhas organizadas suprem a omissão do Estado e ajudam as famílias do preso e lhe prestam assistência jurídica em troca da mão de obra a serviço do crime.

 

A privatização do sistema carcerário amazonense implantado pelo Governo Eduardo Braga foi um fracasso, apesar dos milhões de reais já gastos e desviados nesse setor.

 

Ao atual governo caberá a dura tarefa de reconstruir o sistema, realizando concurso público para agentes penitenciários, criando atividade produtiva para ocupar o apenado e lhe proporcionando cursos profissionalizantes para que tenha ocupação lícita no mercado de trabalho após o cumprimento da sua pena.

 

Transferir para a iniciativa privada, que só visa lucro, uma tarefa que é obrigação do Estado não poderia ter outro desfecho que não o fracasso absoluto que estamos presenciando.

 

Somente a gestão pública profissional eficiente do sistema, em parceria com a iniciativa privada, o quadro poderá mudar a longo prazo. (AZ) 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.