28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
25/05/2016

Aparelho pode detectar rastros de câncer em amostra de sangue

Foto: Reprodução / Internet

Novo dispositivo identifica moléculas alteradas e as associa à doença

Um pequeno aparelho, parecido com os utilizados para medir o nível de coagulação do sangue, poderá salvar milhões de vidas com a detecção precoce do câncer. A invenção é do engenheiro chileno Alejandro Tocigl, que fundou a start-up Miroculus, em São Francisco, na Califórnia.
 

Cada tipo de câncer tem uma impressão digital única de microRNA, que são biomarcadores encontrados no sangue. O dispositivo detecta as moléculas alteradas e, através de um software, associa o resultado à uma determinada doença — explica Tocigl.

 

Com isso, pode-se saber que o órgão está comprometido, afirma o engenheiro de 31 anos, que este ano foi incluído na lista de 35 personalidades inovadoras com menos de 35 anos elaborada pela publicação “MIT Technology Review”.

 

Espera-se que o aparelho esteja disponível em 2018 e seja muito mais barato, simples e acessível do que os instrumentos já disponíveis no mercado para detectar o câncer. O sistema conta com uma placa onde a amostra de microRNA do paciente reage com compostos químicos criados pela equipe do Miroculus.

 

O projeto conta com a participação de engenheiros, bioquímicos e biólogos moleculares, e é desenvolvido no Instituto Nacional do México, no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, na Universidade Católica do Chile e em dois hospitais na Letônia e na Lituânia, e na próxima fase será estendido à Guatemala e à Colômbia, entre outros países.


Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.