29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
10/09/2017

Após casos de abuso no transporte, cresce demanda por carros dirigidos por mulheres

Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo

Após os casos recentes de assédio, o número de downloads desse tipo de serviço aumento mais de 188%. Na foto a motorista Vanessa crespim e a passageira Maria Augusta Montera

Mulher no volante, perigo constante? Pelo contrário. Casos recentes de violência de homens contra passageiras em transportes públicos e particulares fizeram disparar a procura por motoristas mulheres.

 

Só na última semana de agosto e nos primeiros dias de setembro, a 99, que tem a opção “motorista mulher” em seu aplicativo, percebeu aumento de 146% no número de corridas nessa modalidade no Rio, se comparado com a semana anterior.

 

— Um motorista de um aplicativo já pegou o meu pé e subiu a mão para meu joelho. Achei que não chegaria em casa neste dia, abri o celular para chamar a polícia — lembra a atriz Maria Augusta Montera, de 22 anos, que, desde o dia do lançamento, utiliza a opção “motorista mulher” da 99.

 

Veja também
 
Melhor do que Viagra? Chega ao Brasil o Fênomeno em Vendas nos EUA que Está Dando o Que Falar
 

Disponível nas categorias táxi e carro particular (99POP), o serviço não prevê cobrança extra e já tem mais de duas mil motoristas cadastradas. Uma delas é Vanessa Crispim, de 32 anos, que nota o alívio das passageiras quando a veem chegar ao volante:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


— Os últimos casos de assédio assustaram muito as mulheres. Fiz um número muito maior de corridas por dia desde então. Uma amiga já me ligou de noite depois de sair para beber e implorou para eu ir buscá-la, porque ela tinha medo de chamar um motorista e ele alterasse a rota no meio do caminho.

 

O Táxi Rosa, mais uma opção com o mesmo serviço no Rio e em Niterói, já conta com cerca de mil usuárias cadastradas. O aplicativo está temporariamente indisponível, para troca de plataforma, e a empresa oferece o transporte por telefone (ligação ou Whatsapp) e pelo Facebook.

 

— As passageiras ficavam surpresas (de ver uma mulher na direção) e pediam meu número. Uma foi passando para outra, e já não tinha como atender a todas.

 

Assim surgiu a ideia de convidar outras mulheres para dirigir. Tenho passageiras que se recusam a entrar se o motorista for homem — conta a fundadora do Táxi Rosa, Denise Azevedo, que informou um aumento de cerca de 30% nas corridas após as últimas notícias de assédio.

 

Milhares de downloads 

 

Gabriela Correa criou o Lady Driver após sofrer

assédio de motorista de aplicativo 

 

O Lady Driver é outro aplicativo que tenta driblar o assédio com serviço de mulheres só para mulheres. Disponível desde março em São Paulo, já iniciou o cadastramento de motoristas mulheres no Rio para começar a funcionar por aqui no mês que vem.


Gabriela Correa criou o Lady Driver após sofrer assédio de motorista de aplicativo. Ela conta que, após o caso do homem que ejaculou em mulher dentro de um ônibus em São Paulo, em 29 de agosto, o app teve mais de 50 mil downloads em uma semana.

 

Na véspera, a escritora gaúcha Clara Averbuck havia denunciado no Facebook ter sido estuprada por um motorista da Uber.

 

— Cerca de 90% dos motoristas são homens. Trazer mulher para a direção é mostrar a todas que elas podem tudo. Sofri com o assédio, e, agora, quero levar bom atendimento e segurança para todas — diz.

 

O FemiTaxi, outro app exclusivo para mulheres, disponível no Rio desde maio, registrou crescimento de 164% no número de chamadas na última semana de agosto.

 

— O ideal seria que os apps exclusivos para mulheres não precisassem existir, que elas pudessem pedir carro de madrugada sem medo, mas a realidade é outra, e as usuárias buscam, cada vez mais, serem conduzidas por outra mulher.

 

Tanto passageiras como motoristas se sentem mais seguras — diz Helena Rodrigues, diretora de relacionamento do FemiTaxi, que, só na capital carioca, conta com 80 motoristas.

 

Fotos: Reprodução 

 

Extra 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.