29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
17/03/2019

‘Prefeitura +Presente’ realiza mais de 1,5 mil atendimentos em edição especial à mulher em Manaus

Foto: Divulgação

A ação, desta vez, foi realizada na Escola Municipal Raul de Queiroz de Menezes Veiga, no bairro Cidade de Deus, homenageando as mulheres da área, e registrou mais de 1.500 atendimentos

Como parte da programação do “Março Lilás”, a Prefeitura de Manaus levou diversos atendimentos ao público da Zona Norte, no último sábado, 16, durante mais uma edição do projeto itinerante “Prefeitura + Presente”.

 

A ação, desta vez, foi realizada na Escola Municipal Raul de Queiroz de Menezes Veiga, no bairro Cidade de Deus, homenageando as mulheres da área, e registrou mais de 1.500 atendimentos.


Moradora da área, Angela Maria Sales dos Santos, 21, disse que a ação ajudou na consulta médica que precisava fazer com os filhos. “Soube por uma vizinha, e como eu não tinha tempo de ir em um posto de saúde, aproveitei a oportunidade por ser próximo da minha casa e vim aqui ser atendida”, relatou, acrescentando que os serviços levados para perto de onde mora a fez economizar tempo e dinheiro.

 

Veja também

Arthur Neto cobra melhorias à Zona Franca de Manaus durante homenagem ao modelo em Brasília


O coordenador da Ouvidoria Municipal e Procon Municipal, Rodrigo Guedes, destacou que o bairro Cidade de Deus, na zona Norte, tem um dos índices mais altos de violência contra mulher. “Além de atender a demanda da comunidade que é muito grande, hoje o ‘Prefeitura + Presente’ é sobretudo simbólico, pois veio presentear essas mulheres que tanto lutam no seu dia-a-dia e podem na manhã de um sábado resolver seus problemas, além de garantir exames médicos, e um dia de beleza”, destacou.


A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, reforçou que a prefeitura vem intensificando neste mês as ações que valorizam a mulher. “Aqui se vê que a prefeitura está com a nossa população, o que é uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Ver também o sorriso de satisfação das mulheres reflete a preocupação da nossa presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que quis que no mês de março nós contemplássemos nossas mulheres com serviços que são permanentes da prefeitura”, afirmou.


Além dos tradicionais atendimentos oferecidos pelo projeto, foram realizados vários sorteios de brindes doados por empresas parceiras como O Boticário, Importadora Três Elefantes, Copel, Kazanto, Top Internacional e Café Regional Marilza. A quinta edição deste ano fez ainda uma ação especial dedicada a todas as mulheres, em comemoração ao dia delas no último dia 8.


Em números


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou 92 consultas médicas, 38 solicitações de exames, fez 12 encaminhamentos para especialistas, 64 aferições de Pressão Arterial e peso e 63 de temperatura. Além disso, foram distribuídos 864 preservativos masculinos e realizados 153 testes rápidos de ISTs. Também foram feitas três coletas de Escarro para exame de Tuberculose e aplicadas 47 doses de vacinas entre Febre amarela, Tríplice viral, difteria e tétano, hepatite B e HPV.


Na Educação em saúde foi realizada exposição para 200 pessoas com entrega de 200 folders educativos diversos. Na Assistência Farmacêutica, foram dispensadas 63 Receitas. Além disso, houve ações educativas de Saúde Bucal, com distribuição de 300 kits de Higiene Bucal. Foram realizadas 11 coletas de preventivo e emitidos 19 Cartões do SUS.


“Desde quando a prefeitura aderiu essa campanha, através do Fundo Manaus Solidária, com a primeira-dama e presidente do fundo, Elisabeth Valeiko Ribeiro, nós conseguimos integrar todas as secretarias do município para atender de forma eficiente a população. Em nossa região, o câncer do colo de útero é preocupante e hoje estamos fortalecendo os serviços de atendimento e prevenção, sobretudo neste mês, à mulher”, ressaltou a subsecretária de Gestão da Semsa, Adriana Elias.


A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou 67 orientações do Cadastro Único durante o evento. Enquanto o Sine Manaus, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), concluiu sua participação na ação com o total de 86, atendimentos. Sendo 27 cadastros para o banco de vagas de emprego, 56 para emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho e 3 agendamentos para entrada no Seguro Desemprego.


Ainda nesta edição, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou a distribuição de 300 mudas de espécies ornamentais e frutíferas, além de levar orientação à população do bairro acerca do combate ao caramujo africano e o reaproveitamento de resíduos sólidos. “É muito importante esse trabalho porque as pessoas têm pouco conhecimento sobre o que podem fazer com seus resíduos, ao invés de descartar na natureza e contribuir mais com o meio ambiente”, afirmou a técnica em Saúde, Ana Dias, 50, moradora do Conjunto Eliza Miranda, que visitou a exposição e gostou muito das informações que recebeu.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Na ocasião, também foram oferecidas atividades lúdicas para crianças com a equipe de educação da Superintendência Municipal dos Transportes e Urbanos (SMTU) e dos Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).


O “Prefeitura + Presente” é coordenado pela Ouvidoria Municipal e Procon Manaus, e conta com a participação de mais de 20 órgãos municipais, estaduais e parceiros. Já o Março Lilás, coordenado pelo Fundo Manaus Solidária e com a participação de todas as secretarias da prefeitura, é uma campanha de atenção à saúde da mulher com foco no combate do câncer do colo do útero.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.