20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
25/09/2018

Área verde do conjunto Nova Cidade tem ocupação irregular impedida pela Prefeitura

Foto: Divulgação / Semmas

No local, um trecho degradado já estava sendo demarcado para futuras construções

Um novo foco de invasão foi impedido pela Prefeitura de Manaus, em parceria com a comunidade, na manhã desta segunda-feira, 24, em uma área verde do conjunto Nova Cidade, Zona Norte. Além das tentativas de ocupação frustradas, o local vem sendo alvo constante do descarte irregular de resíduos e é protegido unicamente pelos moradores.

 

A área fica situada na rua Munique, entre as quadras 167 e 168 do conjunto, e faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus.


Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), acompanhados pela equipe da Divisão de Educação Ambiental do órgão, estiveram no local. Foram instaladas duas placas de identificação e uma ação de limpeza e reforço na arborização será programada. Os moradores estão mobilizados em torno da conservação do espaço e pediram da Prefeitura de Manaus apoio para evitar novas invasões.

 

Veja também 

Prefeitura retira foco de invasão no Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu


No local, um trecho degradado já estava sendo demarcado para futuras construções. Os fiscais identificaram inclusive a instalação clandestina de dois hidrômetros, que supostamente serviriam para futura ligação de água das ocupações. De acordo com o Departamento de Fiscalização da Semmas, a concessionária Manaus Ambiental será informada sobre a situação para adotar as devidas providências.


O morador Orestes Vieira de Faria, 51, residente na rua Estoril, é um dos guardiões da área verde. “Já ocorreram inúmeras tentativas de ocupação nesse local e nós contamos com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, para conseguirmos impedir que isso aconteça. Sabemos o quanto as áreas verdes são importantes para o meio ambiente e dotar essa área de estrutura pra aumentarmos essa proteção é o nosso maior desejo”, afirmou ele.


Por conta própria, Orestes e outros moradores se uniram para plantar árvores frutíferas no local. “Já temos aqui cacau, caju, ingá, jaca, abacate, coco, biribá, abiu, goiaba, entre outras. E elas já estão dando frutos e servindo de alimentos para nós e os animais”, afirmou Orestes, acrescentando ser comum avistar sauins-de-coleira e cotias na área. Walter Nunes, que mora há 18 anos no local, alerta para a falta de segurança na área. “Infelizmente, utilizam a área verde para práticas de delitos”, afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Os moradores receberam também material informativo sobre o combate às queimadas urbanas. Para o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, a mobilização da comunidade é de fundamental importância para a conservação da área. “O trabalho começa prioritariamente com a garantia da proteção da área e depois as melhorias que possam vir a ser implantadas”, afirmou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.