25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
24/12/2016

Árvore mais velha no mundo esconde alguns segredos incríveis

Foto: Reprodução / Boredom Therapy

as árvores vivem mais do que qualquer outro organismo, e não apenas por algumas centenas de anos

Quando pensamos no ser vivo mais antigo do mundo, muitos acreditam que seja a tartaruga. Mas, os seres vivos mais antigos do mundo não são animais.

 

Poucos sabem, mas as árvores vivem mais do que qualquer outro organismo, e não apenas por algumas centenas de anos. As árvores mais antigas que conhecemos têm mais de dezenas de milhares de anos, e mesmo que não possam falar, árvores como Tjikko, da Noruega, escondem segredos incríveis.



Conheça o Velho Tjikko

 

Tjikko é um abeto norueguês, da família Pináceas, e pode ser a árvore mais velha no mundo. Os cientistas usaram datação por carbono para determinar a idade da árvore de aproximadamente 4 metros, que estimam ter cerca de 10.000 anos.

 

arvore-mais-velha-do-mundo

 

Tipicamente, a idade de uma árvore é determinada pela contagem de seus anéis. Os cientistas tiveram medo de danificar a árvore quando ela foi descoberta em 2004, então tiveram que usar a árvore geneticamente idêntica extraída da terra embaixo dela.

 

 

arvore-mais-velha-do-mundo_1

 

Isto significa que esta árvore desenvolveu suas raízes por volta do fim da última Idade do Gelo.

 

arvore-mais-velha-do-mundo_3

 

A árvore foi capaz de sobreviver nas montanhas por que a vegetação esparsa significava menos competição e menor chance de incêndios florestais. Curiosamente, a porção da árvore que você pode ver é relativamente nova. É realmente o enorme sistema de raiz invisível abaixo dela que é mais antigo do que qualquer outra coisa.

 

 

 

arvore-mais-velha-do-mundo_5

Fotos: Reprodução / Boredom Therapy


Os cientistas atribuem sua excepcionalmente longa vida à capacidade de Tjikko de se clonar. A haste visível tem uma vida útil de cerca de 600 anos, mas quando morre, o sistema radicular simplesmente gera um novo broto. Embora existam sistemas mais antigos de árvores, como Pando, que é uma colônia clonal de álamos machos estimados em cerca de 80.000 anos de idade Acredita-se que o velho Tjikko seja a mais antiga árvore individual conhecida.

 

Hoje, o Velho Tjikko tornou-se motivo de peregrinação por parte de cientistas e botânicos, que ficam impressionados com seu poder e sua história. Ler sobre algo assim, renova nosso senso de admiração e apreço pela natureza. Nós somos realmente apenas um pequeno grão de areia quando se trata da longa história da Terra.

 

Boredom Therapy / Jornal Ciência

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.